domingo, 7 de dezembro de 2008

A IMPORTÂNCIA DOS ARTRÓPODES

Importância ecológica e econômica dos insetos
Os insetos são elementos fundamentais nas cadeias alimentares tanto de terra firme, quanto aquáticas. Muitos animais se alimentam de insetos. Larvas de insetos alimentam-se de cadáveres de animais e plantas, cupins alimentam-se de troncos de árvores mortas, contribuindo para a reciclagem dos nutrientes no ecossistema.
Muitos insetos são considerados pragas de lavoura ao causarem prejuízos para os agricultores, como a mosca-da-fruta que põe ovos em vários tipos de frutos, tornando-os impróprios para o consumo. Outras espécies de insetos também causam prejuízo aos pecuaristas, como por exemplo a larva da mosca-do-berne, que desenvolvendo nos tecidos superficiais do corpo de mamíferos e aves, causam feridas que irritam e enfraquecem esse animais.
Poderíamos enumerar uma longa lista de insetos parasitas que podem transmitir doenças em seres humanos. Entre eles destacamos o barbeiro que pode transmitir a doença de Chagas, o mosquito Aedes aegypti que pode transmitir a dengue e a febre amarela, o mosquito Culex que pode transmitir a filariose, o mosquito Anopheles que pode transmitir a malária. Moscas que podem transmitir vírus e bactérias causadores de disenterias, pulgas que podem ser vetores de peste bubônica, entre outros.
Os insetos como abelhas, vespas, besouros podem ser importantes agentes polinizadores que aumentam em muito a produção de frutos, ajudando tanto na manutenção de ecossistemas naturais, como auxiliando a produção agrícola. Abelhas também podem produzir mel que pode constituir em ótima fonte de nutrientes para os seres humanos. Bichos-da-seda também contribuem com sua atividade na fabricação da seda que é utilizada a milênios na confecção de tecidos. De certas espécies de cochonilhas podem-se extrair um ótimo corante de cor carmim, muito utilizado em tintas, cosméticos e como aditivo alimentar. Finalmente podemos utilizar insetos no controle biológico de certas pragas da lavoura, como por exemplo, a joaninha que controla as populações de pulgões ou determinadas espécies de vespas que devoram larvas de vários insetos.

Importância dos crustáceos
Desempenham importante papel nas cadeias alimentares de mares e grandes lagos, constituindo grande parte do zooplâncton desses ecossistemas. Nos ecossistemas marinhos, os produtores são os seres fotossintetizantes que constituem o fitoplâncton. Esses são os alimentos do zooplâncton, que é formado principalmente por microcrustáceos como os copépodes. O zooplâncton, por sua vez, é a base alimentar da maior parte da fauna marinha.
Crustáceos como camarões, lagostas, siris e caranguejos são largamente empregados na alimentação humana.

24 comentários:

BioPriCa disse...

Olá Fernando,sou Priscilla R. acadêmica do curso de biologia de Campo Grande-MS,e gostaria de saber qual o nome da espécie desse microcrustáceo que está na foto.
obrigada.

Fernando Brasci (Prof. Nandão) disse...

Oi Priscilla.Obrigado por ter acessado meu blog. A foto é uma espécie de copépode (sub-classe Copepoda). O nome exato da espécie não sei. Se achar informo.
Abraço,
Nandão.

BioPriCa disse...

Fernando,como característica de biólogos - a curiosidade - procurei e achei a espécie e mais:Filo=Arthopoda;Subfilo=Crustacea;Classe=Maxillopoda;Ordem=Cyclopoida;Família=Cyclopoidae

Espécie=Bicuspidatus cyclops.

Obrigada,até mais.
abraço.

Fernando Brasci (Prof. Nandão) disse...

Obrigado Priscila!

Anônimo disse...

Parabéns por essas informações. De maneira clara e objetiva pude ter aqui respostas para meu trabalho.

Unknown disse...

Valeu professor!!!! esse blog era tudo o que eu precisava para o meu trabalho de ciências.
acredito que vou tirar a nota máxima

Unknown disse...

Valeu professor!!!! esse blog era tudo o que eu precisava para o meu trabalho de ciências.
acredito que vou tirar a nota máxima

Anônimo disse...

prof. fernando, por favor sou aluno de uma escola do RJ e o prof de ciencias pediu para pesquisarmos sobre os diplópodes e eu gostaria de saber importância econômica e ecológica dos diplópodes.
obrigado professor fernando.
desculpe o anonimato

Anônimo disse...

Oi Nandão.
Meu nome é Gabriela, e tenho 12 anos.
Bom, moro em Brusque-SC, e estou na 6° série.
Seu blog, me ajudou muito sobre a importância dos artrópodes, pois estou fazendo um trabalho, sobre uns "pitfalls" que montamos.
Obrigado!

$$$Ana Maria$$$ disse...

Valeu mesmo prof°NANDÃO,conserteza vou tirar um dez no meu trabalho escolar!!
Obrigado!bjs ANA MARIA


p/todos q visitarem esse site me add:(ORKUT)anama13.silva@gmail.com

Cr7 disse...

Muito, obrigado por ter escrito isso, ficou perfeito, tudo o que eu precisava, para eu colocar no meu trabalhou. Você me livrou de um aperto. Obrigadoooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!

KAUANY disse...

olá nando gostaria de saber qual a importancia dos antrópodes para o ecossistema ok me manda por email kau-any2011@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

gostaria de saber se o grupo dos aracnídeos, quilópodes e diplópodes não apresentam nenhuma importância ecológica e nem econômica ? grato pela compreensão

igor disse...

professor só igor eu gostaria de saber quais a importancia dos artrópdes??

igor disse...

é porque eu tenho que fazer um trabalho de urgencia para entregar hoje porfavor me ajuda

Franciele disse...

Ajudou bastante no meu trabalho de biologia (:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Qual a sua relação com o meio ambiente??

gabriel martins disse...

opa estudo em sp na etec parque da juventude e estou cursando o curso de meio ambiente e estou usando seu blog para meu tcc que é um inventario de artropodes e queria saber se esses são os unicos beneficios dos artropodes para o meio ambiente?

Sc silva disse...

Oi tudo bem eu queria saber qual e a importância dos artrópodes para o ser humano me ajudem e pra agora por favor 😪

bwespindola disse...

importância do filo artropodes

Unknown disse...

N0ssa os artropodes é muito importante na natureza .... Amei a pesquisa

Unknown disse...

Vdd🌞

Unknown disse...

Para trazer certo tipo de alimentos