![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMJH51LuxghfbtK72L7Z05cSFgQwmApq74g6ljFoxfEkfCpZOtEoh5JXFyVeZx3W764S5bTTpChyphenhyphend0OzOee3HBa2vhzl1r0fT072ABdQ2nvfmrdyXDj3HaJz8yTMeglmCLOleGpS-2eZU/s200/banana_peeled.png)
Essas são algumas das perguntas mais frequentemente realizadas pelos alunos e quase sempre mal respondidas pelos professores.
Para responder vamos recordar alguns conceitos de genética recentemente publicados neste blog.
No núcleo das células eucariontes estão presentes cromossomos e cada espécie possui determinado número que não costuma variar. Assim, por exemplo, a espécie humana possui 23 pares de cromossomos homólogos em cada uma de suas células (2n=46). Isso significa que nós temos 2 cópias de cada tipo de cromossomo, uma de origem materna e a outra de origem paterna. Organismos que possuem pares de cromossomos homólogos em suas células são chamados diplóides.
Alguns organismos, como a levedura de cerveja (Saccharomyces cerevisae) possuem somente uma cópia de cada tipo de cromossomo em suas células (n=16). Nesse caso dizemos que esses organismos são haplóides.
Bananeiras são triplóides. Isso significa que cada célula da bananeira possui três lotes de cromossomos homólogos (célula 3n). Em plantas a poliploidia (presença de vários lotes de homólogos numa única célula) é bastante comum, e como plantas poliplóides costumam ser maiores do que as diplóides normais, costumam ser preferidas por agricultores.
Nas bananeiras, a triploidia afeta a formação dos esporos. Sabemos que em vegetais a meiose deve ocorrer para que os esporos (os grãos de pólen são os esporos masculinos e os megásporos no interior dos óvulos são os esporos femininos) se formem. Durante a primeira divisão meiótica deve ocorrer o pareamento dos cromossomos homólogos para que se separem. Em células triplóides não é possíel ocorrer esse pareamento, e portanto não ocorre a formação de esporos, impedindo a fecundação e consequente desenvolvimento de sementes. É por isso que a banana não tem sementes.
Ah! Como as bananeiras se reproduzem sem sementes? A reprodução das bananeiras se faz de maneira assexuada, por propagação vegetativa. Para plantar uma nova bananeira é necessário cortar um pedaço da bananeira e enterrá-la.
adorei sua explicação, pois sou aluna
ResponderExcluire os professores de biologia não explicaram bem essa materia
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNOSSA adorei explicou tudo direitinho entendi tudo obrigado!
ResponderExcluir