Nesse vídeo podemos ver como os poríferos filtram a água para obter alimentos.
domingo, 31 de agosto de 2008
sábado, 30 de agosto de 2008
3o ano - aula 12 - OS PORÍFEROS
Os poríferos - representados pelas esponjas-do-mar - são animais aquáticos (maioria marinhos), fixos (sésseis), sem tecidos definidos nem sistema nervoso. O revestimento externo de seu corpo é feito por uma camada de células, os pinacócitos, interposto por porócitos, células perfuradas que formam os poros, permitindo a entrada de água com partículas alimentares e oxigênio. As esponjas são animais filtradores. Como não possuem boca nem cavidade digestória, a água contendo partículas alimentares entra pelos poros, chegando até o átrio ou espongiocele - cavidade principal das esponjas - revestida por células dotadas de colarinho e um flagelo, denominadas coanócitos, que por meio dos movimentos flagelares, promovem a circulação de água e capturam o alimento, que após serem fagocitadas pelos amebócitos (células parecidas com amebas), são digeridos e distribuídos para as outras células do organismo. A digestão nas esponjas, portanto é exclusivamente intracelular. Os restos alimentares, juntamente com a água são eliminados pelo ósculo - uma cavidade maior situada na parte superior do animal.As esponjas não possuem sistemas respiratório, circulatório ou excretor. As trocas gasosas e a eliminação de excretas ocorrem por difusão e são levados pela corrente de água para o ósculo.
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
2o ano - aula 12 - A SEGUNDA LEI DE MENDEL

- 9/16 amarelas e lisas;
- 3/16 amarelas e rugosas;
- 3/16 verdes e lisas;
- 1/16 verdes e rugosas.
A análise desses resultados mostra que a cor e textura da semente são caracteres independentes, isto é transmitem-se independentemente um do outro, como enunciou Mendel em sua Segunda Lei:
"Na formação dos gametas, o par de fatores responsável por uma característica separa-se independentemente de outro par de fatores responsável por outra característica."
A partir dos novos conhecimentos adquiridos, podemos hoje dizer: "os pares de alelos localizados em cromossomos não-homólogos separam-se independentemente na formação dos gamentas".
sábado, 23 de agosto de 2008
3o ano - aula 11 - O QUE SÃO OS ANIMAIS?
Os animais são organismos pluricelulares e heterótrofos, cujo zigoto, por mitoses, dá origem a uma massa celular, a blástula, a partir da qual se forma uma larva ou um embrião.A locomoção, uma característica marcante dos animais, é feita de várias formas, dependendo basicamente de uma ação muscular e da mobilidade de peças esqueléticas associadas aos músculos, especialmente nos artrópodes (insetos, crustáceos) e nos vertebrados.

Esse sistema geralmente também é o responsável pelo transporte dos gases respiratórios. Assim, o sangue atinge a intimidade dos tecidos, garantindo a troca dos gases com o meio exterior, através de um sitema respiratório. Em poucos grupos, como veremos nos insetos, o sangue não transporta os gases respiratórios. Entende-se, então, que ele deve manter taxas mais ou menos constantes das substâncias requeridas no metabolismo, suprindo as células de acordo com as sua necessidades a cada momento.
Este último exerce um controle de natureza química, por meio de ação de hormônios, enquanto o sistema nervoso age por meio de sinais elétricos, que são muito rápidos. Neste sistema estão incluídas estruturas sensoriais simples e complexos órgãos dos sentidos, que permitem aos animais uma percepção abrangente do meio que os cerca, possibilitando-lhes reagir prontamente e de forma adaptativa às modificações do ambiente.sexta-feira, 22 de agosto de 2008
POLUIÇÃO EM PEQUIM E AS OLIMPÍADAS
Reportagem de Renata Falzoni e Tomaz Cavalieri sobre a poluição atmosférica em Pequim, sede das Olimpíadas de 2008 na China. Entrevista com o professor Paulo Saldiva, da USP e Lo Sze Ping do Greenpeace da China.
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
1o ano - aula 12 - A POLUIÇÃO E OS POLUENTES
A poluição - seja ela do ar, da água, do solo ou do alimento - pode ser definida como o acréscimo de materiais ou de energia ao ambiente, em quantidades que causem uma alteração indesejável e que possa ameaçar a sobrevivência ou as atividades do ser humano e dos demais organismos. Ao fator que causa a poluição chamamos de poluente.
hega a ser poluente; isso porque os decompositores do lago conseguem com facilidade transformar esses restos, sem desequilibrar o ambiente, que continua com suas características anteriores. Quando, porém, se jogam toneladas de esgoto todos os dias num rio, excede-se em muito a sua capacidade de "assimilação". As populações de bactérias, com muito alimento disponível, se multiplicam e passam a consumir grande parte do oxigênio dissolvido na água. Trata-se da eutroficação. As populações de peixes e de outros organismos que dependem de oxigênio podem se extinguir. A água fica turva, e acabam sobrando apenas bactérias anaeróbias, que produzem substâncias responsáveis pelo mau cheiro típico de um rio poluído.terça-feira, 19 de agosto de 2008
POR QUE BANANA NÃO TEM SEMENTES?
Se banana não tem sementes, como ela se reproduz? E aqueles pontinhos pretos dentro das bananas? O que são?segunda-feira, 18 de agosto de 2008
OS FALSOS FRUTOS
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
REFLITA SOBRE SEUS VALORES E MUDE SUAS ATITUDES
Este sim é um comercial de tv que merece ser visto. É para pensar no conteúdo desse vídeo e começar a mudar nossas atitudes.
Abraços a todos.
NOVO VISUAL
Valeu!
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
1o ano - aula 11 - EVOLUÇÃO DA VEGETAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA
A Mata Atlântica já foi a segunda massa florestal do Brasil. Estendendo-se desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, em 1500, ela ocupava cerca de um milhão de quilômetros quadrados, o que corresponde a 12% do território nacional. Mais de noventa por cento dela, porém, já foram eliminados. Mesmo assim, a Mata Atlântica destaca-se por sua biodiversidade. Estima-se que nesse ecossistema existam cerca de 250 espécies de mamíferos, 340 de anfíbios, 1023 de aves e cerca de 20000 espécies de árvores, além das milhares de espécies de insetos e outros invertebrados. domingo, 10 de agosto de 2008
2o ano - aula 11 - ALGUNS CONCEITOS EM GENÉTICA
- Gene - Porção de DNA cromossômico capaz de determinar a síntese de uma proteína. O tipo de proteína a ser formada depende do código estabelecido pela sequência de bases que o gene (DNA) possui.
- Genes alelos - Genes que ocupam posições correspondentes em cromossomos homólogos (que ocupam o mesmo lócus gênico em cromossomos homólogos).
- Lócus gênico - Local do cromossomo onde cada gene se situa. Cada cromossomo pode abrigar inúmeros genes.
- Cromossomos homólogos -Par de cromossomos - um de origem paterna e outro de origem materna - de mesma morfologia e mesmos lócus gênicos, que se emparelham durante a meiose. Na espécie humana, as mulheres Tem 23 pares de cromossomos homólogos e os homens, apenas 22 pares, uma vez que o cromossomo X não é homólogo do Y, a não ser numa pequena região.
- Linhagem - Conjunto de indivíduos que descendem de um ancestral comum.
- Linhagem pura - Quando os descendentes manifestam sempre um mesmo aspecto para o caráter estudado, isto é, não exibem variações ao longo das gerações.
- Genótipo - É a constituição genética de um indivíduo para determinado caráter.
- Fenótipo - É a manifestação do genótipo no indivíduo. São as características que se manifestam em um indivíduo, quer sejam elas de ordem morfológica ou fisiológica.
- Homozigotos - Indivíduos que apresentam um par de genes alelos iguais para um determinado caráter (AA ou aa).
- Heterozigotos ou híbridos - indivíduos cujos genes alelos são diferentes (Aa).
sábado, 9 de agosto de 2008
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
3o ano - aula 10a - ANGIOSPERMAS: FRUTOS
Como vimos, após a fertilização, o óvulo se desenvolve dando origem à semente e o ovário ao fruto. Os frutos, quando maduros, são constituídos por pericarpo e semente.
O pericarpo possui três partes:- pericarpo - revestimento externo do fruto;
- mesocarpo - porção intermediária do fruto e às vezes carnosa e suculenta;
- endocarpo - porção interna e às vezes endurecida (caroço).
Classificação dos frutos
Os frutos podem basicamente ser classificados em dois grupos:- carnosos - dotados de pericarpo suculento e normalmente comestíveis.
- secos - possuem pericarpo seco envolvendo a semente.
terça-feira, 5 de agosto de 2008
1o ano - aula 10a - OS MOTIVOS E AS CONSEQUÊNCIAS DA EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA SOBRE A BIOSFERA
O tamanho de uma população depende fundamentalmente de dois fatores: taxa de natalidade e taxa de mortalidade. No passado, a resistência ambiental foi muito maior do que hoje: doenças, fome, guerra e epidemias resultavam numa taxa de mortalidade bem alta. No entanto, os avanços da medicina e das condições de nutrição reduziram essa taxa: as pessoas vivem mais hoje do que antigamente. O crescimento das populações, atualmente, parece estar muito mais ligado a uma diminuição da mortalidade do que a um aumento na taxa de nascimentos, embora essa se mantenha relativamente alta nos países em desenvolvimento.- O aumento populacional leva a uma maior demanda de alimento; a agricultura, portanto, exige áreas cada vez maiores. Derrubam-se as florestas, e muitas espécies desaparecem. O solo de regiões de matas, que geralmente não se presta ao plantio extensivo, se degrada e é abandonado. Pode ocorrer desertificação.
- Há maior demanda por produtos industrializados, implicando, portanto, maior consumo de energia: mais hidrelétricas são construídas, mais combustíveis são queimados, e aumentam os níveis de poluição.
- São produzidos mais resíduos de todos os tipos, como o esgoto doméstico, que podem ser jogados nos rios ou nos mares, comprometendo os ecossistemas. Parte do lixo, como alguns tipos de plásticos, não se recicla, e se acumula no ambiente.
- Recursos como o petróleo e vários produtos minerais tendem a esgotar-se mais rapidamente. A água doce, por causa da poluição e do desmatamento, fica cada vez caro. Os mares, que pareciam fontes inesgotávis de alimento, tornaram-se de repente muito "pequenos". Como a poluição compromete as cadeias alimentares, a pesca está declinando em várias regiões.
O problema, na verdade, não está apenas no aumento das populações, mas também no modelo de desenvolvimento que escolhemos, na forma como administramos os recursos, no desperdício, nas técnicas de cultivo, no nível de poluição das indústrias e dos carros.
A decisão de controlar a natalidade deve ser tomada pelos povos de forma consciente, após muito esclarecimento e discussão. Que tipo de planeta queremos para nós e para nossos filhos? A melhor solução, nesse caso, é a educação, para que as pessoas tomem as decisões corretas sobre suas vidas e a de seus descendentes.
Fonte: Biologia - César e Sezar, págs. 438-439, Editora Saraiva
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
3o ano - aula 10 - ANGIOSPERMAS
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
POR QUE AS SEMENTES DE ERVILHAS PODEM SER LISAS OU RUGOSAS?
Olá turmas dos segundos anos da manhã.




