Em diversas espécies de insetos, entre elas a maioria dos gafanhotos, não há cromossomo Y; as fêmeas têm um par homólogo de cromossomos sexuais (XX), enquanto os machos têm um único cromossomo sexual X (X0). Esse sistema de determinação do sexo é denominado X0.
Em insetos himenópteros como abelhas, o sistema de determinação do sexo é denominado haplodiploide ou haploide/diploide. Nesse grupo de insetos, os machos são haploides (n) e as fêmeas, diploides (2n).
Aves, diversas espécies de répteis, algumas espécies de peixes e de insetos, como nos lepdópteros, por exemplo, o sexo é determinado pelo sistema ZW. Nesse sistema, as fêmeas apresentam dois cromossomos sexuais diferentes (ZW), enquanto os machos, dois cromossomos sexuais homólogos (ZZ).
Em mamíferos, a determinação do sexo é feita através do conhecido sistema XY, no qul são as fêmeas que possuem dois cromossomos sexuais iguais (XX), enquanto que os machos possuem um par heteromórfico (XY). Esse sistema também está presente em diversos insetos (como em drosófilas, por exemplo), em diversas espécies de peixes e em algumas espécies de plantas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário