quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ÁCIDOS NUCLEICOS


Existem dois tipos de ácidos nucleicos: o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA). 

O DNA é o principal constituinte dos cromossomos e o RNA é o principal responsável pela síntese de proteínas. 

O DNA e o RNA são polímeros de nucleotídeos, ou seja são formados pela repetição de várias unidades de nucleotídeos. Cada nucleotídeos é formado por um grupo fosfato, uma pentose (açúcar com 5 carbonos) e uma base nitrogenada. 

No DNA a pentose é a desoxirribose e no RNA a ribose.

As bases nitrogenadas do DNA podem ser de quatro tipos: adenina, guanina, citosina ou timina. No RNA, as bases nitrogenadas podem ser: adenina, guanina, citosina ou uracila.
 

DNA
RNA
Bases púricas
Adenina (A)
Adenina (A)
Guanina (G)
Guanina (G)
Bases pirimídicas
Citosina (C)
Citosina (C)
Timina (T)
Uracila (U)
Pentose
Desoxirribose
Ribose

O DNA é formado por duas cadeias de nucleotídeos ligados, formando uma dupla hélice. Os nucleotídeos de uma mesma cadeias estão unidos por ligações covalentes que se entabelecem entre a pentose de um nucleotídeo e o fosfato do nucleotídeo seguinte. As duas cadeias (ou fitas) ficam ligadas por pontes de hidrogênio, de modo que um nucleotídeo de adenina (A) liga-se sempre a outro nucleotídeo de timina (T) e um nucleotídeo de citosina (C) liga-se sempre a outro nucleotídeo de guanina (G).

O RNA é formado por uma única cadeia de nucleotídeos unidos por ligações covalentes.




Veja também postagem antiga sobre ácidos nucleicos: http://professornandao.blogspot.com.br/2008/10/os-cidos-nuclicos.html

Nenhum comentário: