segunda-feira, 25 de outubro de 2010

UMA VISÃO GERAL DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

O desenvolvimento embrionário pode ser dividido em três etapas principais: segmentação, gastrulação e organogênese.

A fase de segmentação (ou clivagem) é o período que vai desde a primeira divisão do zigoto até a blástula, um aglomerado de células com uma cavidade interna, a blastocela.

A gastrulação é a fase em que as células embrionárias, continuando a se multiplicar, se organizam, formando a gástrula, estrutura que apresenta um primeiro "projeto" do tubo digestório. Essa fase é marcada também pela diferenciação dos três folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma.

Durante a organogênese, os diversos tecidos e órgãos que existirão no organismo adulto, diferenciam-se a partir dos três folhetos germinativos.


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

DETERMINAÇÃO CROMOSSÔMICA DO SEXO

Em diversas espécies de insetos, entre elas a maioria dos gafanhotos, não há cromossomo Y; as fêmeas têm um par homólogo de cromossomos sexuais (XX), enquanto os machos têm um único cromossomo sexual X (X0). Esse sistema de determinação do sexo é denominado X0.
Em insetos himenópteros como abelhas, o sistema de determinação do sexo é denominado haplodiploide ou haploide/diploide. Nesse grupo de insetos, os machos são haploides (n) e as fêmeas, diploides (2n).
Aves, diversas espécies de répteis, algumas espécies de peixes e de insetos, como nos lepdópteros, por exemplo, o sexo é determinado pelo sistema ZW. Nesse sistema, as fêmeas apresentam dois cromossomos sexuais diferentes (ZW), enquanto os machos, dois cromossomos sexuais homólogos (ZZ).
Em mamíferos, a determinação do sexo é feita através do conhecido sistema XY, no qul são as fêmeas que possuem dois cromossomos sexuais iguais (XX), enquanto que os machos possuem um par heteromórfico (XY). Esse sistema também está presente em diversos insetos (como em drosófilas, por exemplo), em diversas espécies de peixes e em algumas espécies de plantas.