sábado, 31 de maio de 2014

CICLO DO OXIGÊNIO

O gás oxigênio (O2) é indispensável à respiração aeróbica, é o segundo componente mais abundante da atmosfera, onde existe na proporção de cerca de 21%.
O gás oxigênio pode ser consumido da atmosfera por intermédio das seguintes vias:
  • atividade respiratória dos seres vivos aeróbicos (respiração aeróbia);
  • queima de combustíveis (combustão);
  • degradação, principalmente pela ação de raios ultravioleta, com formação de ozônio (O3) (ozonização);
  • combinação com metais do solo (principalmente o ferro), formando óxidos metálicos (oxidação).
O gás oxigênio é reposto na atmosfera principalmente pela fotossíntese, com destaque para a atividade do fitoplâncton marinho.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

CICLO DA ÁGUA

Os oceanos são os maiores reservatórios de água de nosso planeta. A energia necessária para movimentar o ciclo da água vem do Sol. O calor do Sol promove a evaporação da água dos mares, rios e lagos, que fica na atmosfera na forma de vapor d’água.  O vapor d’água se condensa formando as nuvens e se precipita na forma chuva, neve ou granizo, que volta para o solo, os rios, lagos ou oceanos, recompondo o volume hídrico. Uma parte da água que cai sobre o solo percola e atinge o subsolo, formando os aquíferos e lençóis subterrâneos, que podem aflorar formando as fontes e nascentes. Outra parte pode escorrer e atingir rios, lagos e lagoas, que acabarão alcançando os mares e oceanos.


As raízes das plantas absorvem a água do solo. Parte dessa água volta para a atmosfera através da transpiração. Outra parte participa da fotossíntese, ou é passada aos animais através da alimentação. Animais também ingerem água diretamente dos rios, lagos ou nascentes e perde através da urina, das fezes ou do suor. Além disso a respiração dos seres vivos produz água como subproduto que volta para o ciclo.

terça-feira, 27 de maio de 2014

CICLO DO CARBONO

Todas as moléculas orgânicas dos seres vivos (carboidratos, proteínas, lipídios, ácidos nucléicos) possuem átomos de carbono nas suas composições. A atmosfera é o maior reservatório de gás carbônico (esse gás também se encontra dissolvido na água dos ecossistemas aquáticos). Através da fotossíntese, os vegetais absorvem CO2 e com ele produzem alimento orgânico. Por meio das cadeias alimentares, o carbono "orgânico" é incorporado pelos herbívoros, e deles transferidos aos carnívoros. Animais perdem carbono junto com as fezes. Todos esses organismos, ao respirar, devolvem gás carbônico para o ar ou para a água. Os decompositores que degradam os resíduos e os cadáveres de animais e vegetais, também fabricam gás carbônico, que volta ao ciclo. Tanto a queima de lenha como a de combustíveis fósseis (derivados de petróleo) liberam gás carbônico. No segundo caso trata-se de carbono derivado de restos de seres vivos que ficou soterrado durante milhões de anos, sem participar nesse tempo todo dos ciclos da matéria, e que está sendo agora devolvido aos ecossistemas.