segunda-feira, 25 de outubro de 2010

UMA VISÃO GERAL DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

O desenvolvimento embrionário pode ser dividido em três etapas principais: segmentação, gastrulação e organogênese.

A fase de segmentação (ou clivagem) é o período que vai desde a primeira divisão do zigoto até a blástula, um aglomerado de células com uma cavidade interna, a blastocela.

A gastrulação é a fase em que as células embrionárias, continuando a se multiplicar, se organizam, formando a gástrula, estrutura que apresenta um primeiro "projeto" do tubo digestório. Essa fase é marcada também pela diferenciação dos três folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma.

Durante a organogênese, os diversos tecidos e órgãos que existirão no organismo adulto, diferenciam-se a partir dos três folhetos germinativos.


2 comentários:

Anônimo disse...

Oi professor td bem ?
Faço faculdade de EDUCAÇÃO FÍSICA e estou estudando celulas gostaria que vc fizesse algum post sobre o glicocalice e sua relação com a insulina. blz ? abraço!!

Fernando Brasci (Prof. Nandão) disse...

Oi Fábio. Uma proteína transmembranica funciona como um receptor para a insulina. A insulina se liga ao receptor para poder desencadear as respostas químicas no interior da célula. Assim que puder escreverei um post com os detalhes. Valeu