sexta-feira, 27 de setembro de 2013

FILO NEMATODA




O filo Nematoda é formado por organismos triblásticos, pseudocelomados e com simetria bilateral. São vermes cilíndricos, sem segmentação e com as extremidades afiladas. Podem ter vida livre, vivendo na água doce, no mar ou no solo; ou podem ser parasitas, parasitando animais ou plantas. O comprimento desses vermes pode variar de 1 mm a 2 metros. 

O corpo desses animais é revestido por uma cutícula protéica que lhes conferem proteção mecânica ao atrito das partículas do solo e resistência contra as secreções digestivas dos hospedeiros, no caso dos parasitas.

Abaixo da epiderme há uma camada de células musculares, formando fibras longitudinais, que dá aos nematodas a capacidade de movimentos de flexão, proporcionando movimentos ondulatórios que produzem deslizamento serpenteante. Prolongamentos dessas células musculares ligam-se a dois cordões nervosos longitudinais, um na região ventral e o outro na região dorsal. Esses dois cordões são ligados na região anterior por um anel nervoso que envolve a faringe.

Possuem tubo digestório completo. O alimento é ingerido pela boca na extremidade anterior do corpo, segue através de uma curta faringe que leva o alimento até um intestino onde ele é parcialmente digerido, sendo em seguida absorvido pelas células que do tubo digestivo. Essas células terminam a digestão do alimento. Os nutrientes são lançados no pseudoceloma e os restos alimentares não digeridos são eliminados pelo ânus na extremidade posterior do corpo.

O pseudoceloma, além de ter a função de distribuir os nutrientes para todas as células do corpo, funciona como um esqueleto hidrostático e também recolhe os excretas nitrogenados que são eliminados através do poro excretor, por células excretoras denominadas renetes. 

Os nematóides, portanto, não possuem sistema cardiovascular nem sistema respiratório. O gás oxigênio e o dióxido de carbono, respectivamente, entram e saem do corpo por difusão.
Os nematodas geralmente são dióicos, ou seja, possuem sexos separados com reprodução sempre sexuada.

Nenhum comentário: