quinta-feira, 19 de novembro de 2015

CARACTERIZAÇÃO DOS ANIMAIS

Os animais (ou metazoários) são organismos eucariontes, pluricelulares, heterótrofos e que se desenvolvem a partir de uma massa multicelular denominada blástula.


Análises taxonômicas mais recentes reconhecem a existência de 35 a 40 filos no Reino Animal. Estudaremos apenas os 9 filos de animais mais conhecidos pela maioria das pessoas.

CARACTERÍSTICAS ANATÔMICAS DOS ANIMAIS
  1. SIMETRIA: Os animais podem apresentar dois tipos de simetria:
  • Radial – vários planos longitudinais (no sentido do comprimento), que passam pelo centro, dividem o animal em partes idênticas.
  • Bilateral – um único plano que divide o animal em duas partes simétricas, equivalentes.

  • SEGMENTAÇÃO: Nos animais de simetria bilateral, o corpo pode ter partes mais ou menos semelhantes, que se repetem em toda a sua extensão: são os segmentos ou metâmeros.

3.       CARACTERÍSTICAS EMBRIOLÓGICAS: a embriologia é o estudo do desenvolvimento embrionário que tem início com o zigoto. É caracterizado por uma rápida sequência de mitoses e diferenciação celular em tecidos e órgãos. As características embriológicas são critérios importantes para a classificação dos animais.

Após a formação do ovo, inicia-se a segmentação, que é a série de divisões mitóticas do zigoto, resultando na formação de um grupo maciço de células, a mórula.

Após certo número de mitoses, a mórula aumenta de volume, pois suas células afastam-se e formam uma cavidade interna, a blastocele. Neste estágio, fala-se em blástula.

Na gastrulação por invaginação, os macrômeros acabam se colando internamente à camada de micrômeros, extinguindo a blastocele e dando origem a uma nova cavidade interna: o arquêntero, futuro tubo digestório, que se comunica com o exterior por um poro, o blastóporo.

O blastóporo poderá originar tanto a boca, como o ânus do futuro animal. Se o blastóporo formar a boca, o animal é chamado protostômio. Se formar o ânus o animal é chamado deuterostômio.

4.       FOLHETOS EMBRIONÁRIOS: São os primeiros tecidos que se formam no início do desenvolvimento embrionário. Estes, por diferenciação, dão origem a todos os tecidos do animal adulto.

Quanto ao número de folhetos embrionários, os animais podem ser:

·         Diblásticos (ou diploblásticos) – são os animais que possuem apenas dois folhetos germinativos: ectoderme e endoderme, ou

·         Triblásticos (ou triploblásticos) – são animais que apresentam três folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme.

5.       CELOMA: Na maioria dos filos animais surge entre os dois folhetos da mesoderme uma cavidade geral do corpo, chamada celoma.

Quanto à presença do celoma, os animais podem ser classificados em:
·         Acelomados – quando não há celoma;

·         Pseudocelomados – quando há uma cavidade, porém não forrada pela mesoderme;

·         Celomados – animais cuja cavidade é delimitada pela mesoderme. 

Nenhum comentário: