O DNA no núcleo celular controla toda a síntese protéica. Esse controle é realizado por intermédio de moléculas de RNA que foi produzido pelo DNA e posteriormente migrou para o citoplasma.
Uma sequência de bases de DNA condiciona a síntese de uma sequência de bases de RNA que, por sua vez, condiciona a síntese de uma sequência de aminoácidos, que são as unidades fundamentais das proteínas.
A correspondência entre DNA e RNA se dá base por base: quando no DNA há adenina, no RNA entra uracila; timina no DNA corresponde-se com a adenina no RNA; citosina no DNA liga-se à guanina no RNA e quando há citosina no DNA, no RNA a base correspondente é a guanina.
Agora, cada trinca de nucleotídeos do RNA corresponde a um aminoácido específico de proteína. A sequência UCC de um RNA, por exemplo corresponde ao aminoácido serina de uma proteína e a sequência de nucleotídeos ACA à treonina.
À cada trinca de bases de DNA ou de RNA chamamos códon e à essa correspondência que existe entre um códon de DNA, um códon de RNA e um aminoácido, é que chamamos código genético.
Nenhum comentário:
Postar um comentário