segunda-feira, 27 de abril de 2009

ENVOLTÓRIOS CELULARES

São as estruturas que envolvem as células, isolando-as do meio extracelular. Graças aos envoltórios celulares, a composição química da matéria viva se mantém relativamente constante e isso foi fundamental para o desenvolvimento da vida.


Todas as células, procarióticas ou eucarióticas, possuem um envoltório finíssimo denominado membrana plasmática, que além de delimitar e isolar a célula de seu meio, seleciona a entrada e a saída de substâncias. Em bactérias, fungos e vegetais, envolvendo a membrana plasmática, existe uma parede celular, outro envoltório celular, que dentre outras funções, protege e dá sustentação à célula.



PAREDE CELULAR


A parede celular é o revestimento mais externo das células bacterianas, fúngicas e vegetais. Dotada de grande resistência ela tem a função de proteger e funciona como um esqueleto externo, dando sustentação às células que as têm.


Nas células dos vegetais, a parede celular é também chamada de membrana celulosica, porque é formada principalmente por celulose. Nos fungos é formada por quitina e nas bactérias por um complexo de proteínas e polissacarídeos.





MEMBRANA PLASMÁTICA


Película muito delgada de composição lipoprotéica. Limita as células e as Isola do meio externo; além disso participa do metabolismo celular ao selecionar a entrada e a saída de substâncias.


O modelo mais aceito hoje para explicar a constituição lipoprotéica da membrana plasmática, foi proposto em 1972 por S. J. Singer e G. Nicolson com o nome de modelo do mosaico fluido. Segundo esse modelo, a membrana plasmática é constituída por duas camadas de fosfolipídios entremeadas por moléculas de proteínas que fazem o papel de porteiros, ou seja, podem abrir ou fechar determinadas passagens ao alterarem suas formas, permitindo ou impedindo a entrada ou a saída das substâncias nas células. As proteínas, segundo esse modelo, estariam em constante deslocamento, conferindo ao conjunto, intensa mobilidade.

20 comentários:

Nany disse...

esse blog e muito bom tem me ajudado muito nas aulas de biologia.
sou uma nerd atraves desse blog
bju a todos

elisangela disse...

eu adorei esse blog,pois ele è um meio de nòs estudantes desenvolver nossos conhecimentos dessa maravillhosa matèria que è a biologia.blog esse sue sait è dimais bjus pra voces que fazem parte desse blog.

Fernando Brasci (Prof. Nandão) disse...

valeu!

Cico disse...

obrigado pela ajuda professor, tirei minhas dúvidas em relação aos ENVOLTÓRIOS CELULARES, obigado!

Cico disse...

obrigado pela ajuda professor, tirei minhas dúvidas em relação aos ENVOLTÓRIOS CELULARES, obigado!

☆jana & tefa disse...

Muito LEGAL esse blog Me ajudou bastante no meu trabalho
Valeu

Fernando Brasci (Prof. Nandão) disse...

valeu

brenda disse...

gostei muito desse blog, me ajudou em meu trabalho de biologia......valeu proff Fernando ou Nandão...bjosss Jesus te AMA..!! Brenda Carolinie

STEFANI disse...

valeeeeeeeeeu. consegui adaptar partes dos textos do blog ao meu trabalho de biologia. muito bom! *-* beijos. e até mais .

by: Stefani Specht . Linha becker, Itap. SC . *-* :D

STEFANI disse...

valeeeeeeeeeu. consegui adaptar partes dos textos do blog ao meu trabalho de biologia. muito bom! *-* beijos. e até mais .

by: Stefani Specht . Linha becker, Itap. SC . *-* :D

Alexsander disse...

valeu, vai me ajudar bastante

natasha disse...

Obrigada, tá mt legal =)

Anônimo disse...

jeff

Anônimo disse...

demolasio

drew disse...

gostei muito da explicação!!
agora conseguir entender o assunto!
valeu

Thayná Grasielly disse...

se não fosse você eu estaria ferradaa prova,brigadão!!apesar de minha nota ta boa na matéria,é semprebom tirar acima da média,amo biologia!!

Vinícius & Junior disse...

muito bom , adorei !!!
minha prova vai cair só sobre isso, acho que vou me dar bem depois dessa explicação

Se você tem problemas em se relacionar não tem com quem desabafar fale comigo. disse...

esseblogh me ajudoumuito nota bopa em biologia vlw nandao

Anônimo disse...

esse site e muito bacana ... poxa valeu isso me ajudou muito para o simulado de biologia ... muito obrigado ... valeuuuu

.... disse...

muito bom esse seu blog.