terça-feira, 7 de abril de 2009

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS - RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO

Sistema de membranas duplas lipoprotéicas visíveis somente ao microscópio eletrônico, formando uma complexa rede que se espalha por toda a célula. As membranas do retículo endoplasmático ligam-se, também, à membrana plasmática e à carioteca.
A forma e a organização dessas membranas varia bastante de célula para célula ou até mesmo dentro de uma mesma célula. Pode ser visto na forma túbulos membranosos, sacos ou vesículas achatadas. De maneira geral, o retículo é pouco desenvolvido em células com baixo metabolismo e bastante desenvolvido em células com grande atividade metabólica.

Há dois tipos de retículos endoplasmático, dependendo da presença ou ausência de ribossomos aderidos em sua superfície externa.

Quando o retículo não apresenta ribossomos aderidos (constituído somente por membranas), ele apresenta um aspecto liso e é denominado retículo endoplasmático liso. Quando os ribossomos estão aderidos, o retículo apresenta um aspecto rugoso e é, então, denominado retículo endoplasmático rugoso.



Retículo Endoplasmático Liso (REL)

São funções do REL:
  • Transporte de substâncias no interio da célula;
  • Aumanto da superfície interna da célula, ampliando o campo de atuação de enzimas que aceleram o metabolismo celular;
  • Síntese de lipídios (principalmente esteróides, triglicerídeos e fosfolipídios);
  • Síntese de carboidratos (transformação de glicogênio em glicose nas células hepáticas, por exemplo);
  • Armazenamento de substâncias (em grandes vacúolos de células vegetais, por exemplo);

  • Regulação da pressão osmótica.

Retículo Endoplasmático Rugoso (RER)


Também chamado de ergastoplasma, o RER pode exercer todas as funções do REL. Além disso, como possui ribossomos aderídos externamente à sua membrana, o RER desempenha também a função de síntese de proteínas.

Nenhum comentário: