segunda-feira, 19 de agosto de 2013

CARACTERÍSTICAS GERAIS E EMBRIONÁRIAS DOS ANIMAIS



O reino Animalia possui cerca de 35 filos com cerca de um milhão de espécies classificadas, porém, acredita-se que haja entre 3 e 30 milhões de espécies de animais ainda por serem  catalogados. É formado por organismos eucarióticos, multicelulares e heterótrofos por ingestão. A presença de tecidos nervoso e muscular também é exclusivo dos animais, embora nem todos os tenham. 

Alguns filos animais realizam a reprodução assexuada. Poríferos e cnidário, por exemplo, podem se reproduzir por brotamento. Porém, a reprodução sexuada é o padrão geral e está presente em todos os filos do reino Animalia. Esses organismos possuem gametas haplóides (espermatozóides e óvulos) que se fundem para gerar um ovo ou zigoto diploide. 


O desenvolvimento do zigoto dá origem à blástula, uma bola oca de células, também uma exclusividade do reino Animalia, ausente apenas nos poríferos. Essa característica é uma evidência da origem monofilética do grupo. A partir do desenvolvimento da blástula forma-se a gástrula. Nessa fase ocorre a diferenciação dos tecidos embrionários básicos ou folhetos germinativos. Poríferos não formam folhetos germinativos. Cnidários formam apenas dois folhetos germinativos: ectoderma e endoderma. Os demais filos formam três folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma. O endoderma reveste a cavidade interna da gástrula, denominada arquêntero. Este possui uma abertura de comunicação com o meio externo denominada blastóporo. Nos equinodermos e cordados, o blastóporo dará origem ao ânus e são por isso chamados de deuterostômios. Nos demais filos de animais, o blastóporo dará origem à boca, sendo chamados protostômios. 

Os animais triblásticos podem ser acelomados, quando o mesoderma preenche todo o espaço entre a ectoderme e a endoderme; pseudocelomados, quando o mesoderme está aderido à ectoderme, deixando um espaço, denominado pseudoceloma, entre ele e a endoderme; celomados, quando a cavidade celomática é totalmente preenchida pela mesoderme. Platelmintos são acelomados, nematódeos são pseudocelomados e os demais grupos de animais triblásticos (anelídeos, artrópodes, moluscos, equinodermos e cordados) são celomados. O celoma pode se formar a partir de fendas que surgem nos blocos de mesoderma (formação esquizocélica) ou a partir de evaginações do teto do arquêntero, formando bolsas mesodérmicas entre a ectoderme e a endoderme (formação enterocélica).  


CARACTERÍSTICAS EMBRIONÁRIAS PRESENTES NOS PRINCIPAIS FILOS ANIMAIS
Nº de folhetos germinativos
Presença de cavidade corporal
Origem do celoma
Destino do blastóporo
Filo
Diblático
-
-
-
Cnidária
Triploblásticos
Acelomado
-
-
Platyhelminthes
Pseudocelomado
-
-
Nematoda
Celomado
Esquizocelomado
Protostômios
Mollusca
Annelida
Arthropoda
Enterocelomado
Deuterostômios
Echinodermata
Chordata

Nenhum comentário: