terça-feira, 13 de agosto de 2013

POLUIÇÃO AMBIENTAL



Poluição ambiental – toda e qualquer contaminação do ar, da água ou do solo por quantidades indesejáveis de matéria ou de energia, prejudicando a vida.
A poluição do ar pode ser causada por energia ou por liberação de matéria no ambiente.

              1) POLUIÇÃO SONORA

A curto e médio prazo provoca nas pessoas irritação, alteração do comportamento; a longo prazo provoca diminuição da audição e até surdez. É causada por barulho ou alto volume de aparelhos de som  ou outros aparelhos e máquinas.

2 - POLUIÇÃO TÉRMICA 

 aumento da temperatura da água, provocando alteração no meio. Deve-se principalmente à ação de usinas elétricas e nucleares, durante o processo de resfriamento de suas turbinas e reatores. A poluição térmica desloca a temperatura do meio interferindo no sucesso de cada espécie em relação às demais. Com isso, as abundâncias das diversas populações da comunidade se alteram caracterizando o desequilíbrio ecológico. Em casos mais graves pode ocorrer a extinção de populações.
     
3 – POLUIÇÃO DO AR 

     A poluição do ar pode ser causada pelo:
  • Aumento da quantidade de gás carbônico – liberado durante a queima de combustíveis, acentua o efeito estufa causando o aquecimento global.
  • Monóxido de carbono (CO) - é liberado durante a combustão incompleta,  é um gás inodoro e extremamente perigoso, pois ao ser inalado, passa para o sangue e associa-se à hemoglobina, impedindo o transporte de oxigênio , podendo levar à morte por asfixia.
  • Ozônio (03) e nitrato peroxiacetílico (PAN) – Produzidos a partir da queima incompleta de alguns combustíveis, provocam nos seres humanos desconforto respiratório e irritação nos olhos seguida de lacrimejamento.
  • Dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de nitrogênio (NO2) – gases produzidos pela queima de óleo diesel e de carvão mineral, causam distúrbios respiratórios  no ser humano, como bronquite e asma. Reagem com o vapor d’água da atmosfera, originando, respectivamente, ácido sulfúrico e ácido nítrico, que caem na superfície sob forma de chuva ácida. Além de destruir monumentos, mármore, grades metálicas e carrocerias de carro, essa chuva provoca acidentes ecológicos graves: destrói a vegetação e contamina o solo e a água.
  • Partículas sólidas em suspensão no ar – podem impedir as correntes de convecção, provocando a inversão térmica, caracterizada pela presença de uma massa de ar quente onde normalmente a atmosfera é fria, aprisionando grande quantidade de poluentes do ar, tornando a atmosfera próxima ao solo densa, escura e imprópria à vida normal e saudável.

Nenhum comentário: