sábado, 24 de maio de 2008

É MARIPOSA OU BORBOLETA?

Pousou com asa aberta, é mariposa!

Muitas vezes perguntarmos se esses lepidópteros são borboletas ou mariposas, uma vez que esses insetos se confundem e nem toda borboleta é colorida ou nem toda mariposa é parda. Uma adaptação comum de algumas espécies, é se tornarem parecidas com o meio em que vivem, dificultando sua visualização, e assim esconder-se de predadores. Assim, somente um olhar treinado poderá achá-los e uma observação mais detalhada poderá nos dizer qual lepidóptero estamos vendo.
As mariposas costumam ser mais ativas durante a noite. Suas antenas normalmente são pectinadas, ou seja, parecem-se com plumas, mas também podem ser filiformes, ou seja constituída de apenas um filamento. Quando pousadas, as mariposas mantém as asas estendidas horizontalmente para os lados, ao contrário das borboletas que normalmente as fecham, mantendo-as levantadas e perpendiculares em relação ao corpo.

3 comentários:

Unknown disse...

Puxa vida, que simples n�o??? Eu realmente as diferenciava mais pela cor e pelo jeit�o delas... J� ensinei at� para minha filha.Ela gostou de saber.
Celia

Lucris disse...

As mariposas e borboletas não se diferenciam apenas por isso, também há o tempo de reproduçao, tempo em que ficam nos ovos. Gostaria q postasse essa parte também. Adori o blog!

Fernando Brasci (Prof. Nandão) disse...

Obrigado pela contribuição Luisa Cristina. No artigo considerei apenas algumas diferenças morfológicas entre indivíduos adultos de borboletas e mariposas para que qualquer leigo possa diferencia-las. Sei que para cada espécie de borboleta ou mariposa, o ciclo vital (de ovo ao final da vida adulta)se completa em tempos distintos, porém não possuo informações detalhadas sobre os tempos de reprodução ou de eclosão dos ovos de borboletas e mariposas. Se tiver alguma bibliografia a indicar, por favor poste. Mais uma vez agradeço.