terça-feira, 22 de julho de 2008

1o ano - aula 10 - O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO HUMANA

As populações humanas têm crescido num ritmo incrivelmente acelerado nas últimas centenas de anos.

Havia no planeta, 25 mil anos atrás, cerca de 3 milhões de pessoas. Hoje, são cerca de 6,5 bilhões, e estima-se que a população mundial chege a 10 bilhões de pessoas antes do ano de 2050. Que fatores desencadearam essa explosão populacional?

Há 10 mil anos, o modo de vida do ser humano começou a mudar drasticamente. De caçador-coletor que havia sido até então, ele se transformou em agricultor, e começou a explorar a terra de forma sistemática. Estima-se que a população humana, nessa época, era de pouco mais de 5 milhões de pessoas. No entanto, nos 5 mil anos seguintes - mais ou menos no ano 3000 a.C. - ela pulou para 100 milhões de pessoas. A maior disponibilidade de alimento certamente influiu nas taxas de natalidade, e deve ter sido responsável por esse aumento. Do ano 3000 a.C. até o ano 1650 d.C. a taxa de crescimento diminuiu. A partir daí, no entanto, vários fatores contribuíram para o aumento dessa taxa: novas tecnologias, o desenvolvimento da ciência e a Revolução Industrial mudaram profundamente as relações entre o ser humano e seu ambiente.

O gráfico acima mostra de forma um pouco mais detalhada o que ocorreu nos últimos 2 mil anos. Observe o baixíssimo crescimento populacional, desde os primeiros anos de nossa era até 1650. A mortalidade provavelmente era muito grande, em razão de doenças causadas pelas grandes aglomerações de pessoas. Repare no grande crescimento a partir do século XVIII, relacionado às profundas mudanças no estilo de vida das pessoas. As várias revoluções - da indústria, dos transportes, da medicina e da agricultura - contribuíram para essa explosão populacional.
Em setembro de 1999, chegamos a 6 bilhões de pessoas. Na virada do século, havíamos alcançado 6,1 bilhões, e acredita-se que até 2010 a população do planeta seja de 7 bilhões de pessoas.
Cesar e Sezar, Biologia, 3o volume, pág. 434-435 (adaptado).

Nenhum comentário: