quinta-feira, 31 de julho de 2008

2o ano - aula 10 - MEIOSE

Enquanto a mitose mantém o número de cromossomos nas células-filhas, a principal característica da meiose é a redução pela metade do número de cromossomos da célula-mãe. Assim, a partir de uma célula diplóide formam-se quatro células haplóides.
A redução dos cromossomos é importante para reestabelecer o número diplóide da espécie após a fusão dos gametas masculino e feminino durante a fecundação. Nos animais, a meiose que ocorre somente para formar os gametas. Na maioria dos vegetais, a meiose dá origem a esporos haplóides, também relacionados à reprodução.

Durante a meiose, ocorre apenas uma única duplicação cromossômica e duas divisões celulares. É isso que faz com que o número de cromossomos fique reduzido pela metade. Das duas divisões, a primeira (meiose I) é reducional, isto é, o número de cromossomos em cada célula resultante é a metade do número de cromossomos da célula que se dividiu; cada cromossomo porém encontra-se duplicado (formado por duas cromátides-irmãs). A segunda divisão (meiose II) é chamada equacional e é semelhante a uma mitose comum, ou seja, o número de cromossomos das células-filhas é igual ao da célua original.

Para facilitar o estudo, tanto a meiose I quanto a meiose II podem ser divididas nas mesmas fases em que costumam dividir a mitose. Para identificá-las acrescenta-se I ou II ao nome de cada fase, conforme se esteja estudando a meiose I ou a II.


O esquema a seguir é uma simplificação da meiose, que o ajudará a entender o processo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi muito bom para o desenvolvimento sócio-econômico-administrativo-natural-mágico-filosófico-zoológico-miriológio-meteriológico-contabilístico-materialístico-blastrológico-medicinal-genético-evolutivo de nosso trabalho escolar da 5ª série
beijomeliga