quarta-feira, 27 de maio de 2009

PROTOZOÁRIOS

Os protozoárias são organismos unicelulares, eucarióticos e heterótrofos, podendo absorver ou ingerir seus alimentos que são capturados por suas estruturas de locomoção. Poder apresentar vida livre, vivendo em água doce, salgada, nos solos úmidos ou viver no corpo de outros seres vivos, principalmente como parasitas.

Já escrevemos em outra postagem que a membrana plasmática das células (inclusive dos protozoários) é semipermeável, ou seja, deixa passar o solvente (água), mas impede a passagem do soluto (substâncias dissolvidas na água). Quando a célula está imersa num meio hipotônico (meio externo com concentração de solutos menor que o meio intracelular), ocorre a passagem da água para o interior da célula. Protozoários de água doce vivem em meio hipotônico. Para manter a concentração de solutos constante dentro deles, possuem organelas denominadas vacúolos contráteis ou pulsáteis que funcionam como verdadeiras bombas d'água, eliminando o excesso da água que entra nele por osmose. Além de eliminar o excesso de água, os vacúolos contráteis funcionam como organelas de excreção, eliminando as substâncias resultantes do metabolismo celular.


Alguns protozoários possuem duas pequenas aberturas: uma para a ingestâo de partículas nutritivas, denominada citóstoma (corresponde à boca dos animais) e uma para a eliminação de resíduos, chamada citoprocto (corresponde ao ânus dos animais).
A reprodução assexuada é o tipo de reprodução mais comum entre os protozoários, porém em alguns casos pode ocorrer reprodução sexuada, por conjugação ou por fecundação.

O critério usado para classificar os protozoários sé o tipo de estrutura utilizada para sua locomoção e para captura de alimento. Segundo esse critério, podemos classificar os protozoários em quatro grupos:
  • Sarcodíneos - locomovem-se por pseudópodes, projeções da membrana plasmática. Exemplo: ameba.


  • Ciliados - locomovem-se através da corrente de água feita pelo batimento dos cílios. Ex. paramécio.


  • Flagelados - locomovem-se através do batimento dos flagelos. Ex. Tripanassomo

  • Esporozoário - Não possuem organelas locomotoras, pois são todos parasitas. Exemplo: plasmódio, protozoário causador da malária.


Um comentário:

fgjnf disse...

É muito legal,show de bola,gostaria de que vocês comentacem sobre o meio ambiente as queimadas!e so.parabens pelo trabalho de vocês!