segunda-feira, 18 de maio de 2009

REINO FUNGI

Os fungos são classificados num reino à parte, pois possuem características tanto de animais, como de vegetais: são organismos uni ou pluricelulares, eucariontes, heterótrofos por absorsão, exibindo digestão extracorpórea. Suas células possuem parede celular constituída por quitina, um polissacarídeo encontrado também nas carapaças dos artrópodes. Armazenam glicogênio, como os animais, e em seu processo de reprodução produzem esporos, como os vegetais.

Acredita-se que existam entre 6o mil a 100 mil espécies de fungos vivendo no mundo, tendo ocorrência nos mais variados tipos de ambientes terrestres e aquáticos, porém preferindo lugares úmidos, quentes e ricos em matéria orgânica.

Os exemplos mais comuns de fungos são os lêvedos, os cogumelos (como campignons, orelhas-de-pau e trufas), os bolores e os mofos.
A reprodução dos fungos pode ser tanto sexuada quanto assexuada. No primeiro caso há a produção de gametas e no segundo a de esporos.

Os fungos pluricelulares, suas células formam filamentos microscópicos denominados hifas. Estas formam um emaranhado complexo denominado micélio. Os micélios determinam os talos desses fungos.

O Reino Fungi é dividido em dois Filos: Mixomicota (mixomicetos), que abrange os fungos gelatinosos, típicos de ambientes úmidos e sombreados, e os Eumyicota (eumicetos) que abriga três classes principais: ficomicetos, ascomicetos e basidiomicetos.

Nenhum comentário: