terça-feira, 6 de maio de 2008

3o ano - aula 4 - ÁRVORES FILOGENÉTICAS

Até pouco tempo, as classificações dos seres vivos baseavam-se quase que apenas na comparação das características morfológicas e anatômicas. Nos últimos anos a taxonomia tem sofrido uma revolução, devido ao emprego de técnicas avançadas de Biologia Molecular, que permitem comparar a composição química dos mais diversos seres vivos.

Árvores filogenéticas ou filogenias são diagramas que representam as relações de parentesco evolutivo entre grupos deseres vivos. Esses diagramas são chamados de "árvores" porque consistem de linhas que se bifurcam sucessivamente, como galhos de uma árvore. Nas árvores filogenéticas, a divisão de um ramo em dois indica que uma espécie ancestral, naquela etapa do processo, separou-se em duas novas espécies. Cada espécie atual representa a ponta de um ramo da árvore filogenética; "descendo" por um ramo dessa árvore encontraremos o ponto em que ele se une ao ramo vizinho (um "nó"), que indica o ancestral mais recente que as duas espécies têm em comum.
Veja como exemplo a provável árvore filogenética dos antropóides.
Os antropóides atuais aparecem no topo da árvore. São representados pelos símios do novo e do velho mundo, os hilobatídeos (gibão), os Pongídeos (orangotango, gorila e chimpanzé) e os Hominídeos (homem). Todos tiveram um ancestral comum, que provavelmente foi um mamífero insetivoro (base da árvore), que originou todas as espécies de antropóides atuais. Se descermos a árvore filogenética poderemos ver toda a relação de parentesco do homem com os demais antropóides.

8 comentários:

As Autoras disse...

oii
gostei muito do seu blog
foi muio util pro meu trabalho de escola a parte de arvoress filogeneticas
xauu obrigada!!!

Anônimo disse...

obrigadoo pela ajuda sobre as arvores filogeneticas ..adoreiii
parabéns por seu trabalhooo..:)

ArT disse...

=D Vlw cara

Anônimo disse...

mto bom.!! foi muito util pro meu trabalho.. agora é só fazer a conclusão =S

Unknown disse...

brigado mesmoo eu fii e me ajudou a pasr d ano valeww

wellington disse...

Legal!!
me tirou umas dúvidas. Congratulações

Anônimo disse...

mto obrigado vc me ajudou cara vlw

Anônimo disse...

fale mais sobre polêmicas recentes da biologia (se possível)!
Gostei muito do blog e espero apreender muito com ele!
Continue assim e obrigado!