domingo, 8 de fevereiro de 2009

O QUE É VIDA?

O que é vida? O que temos em comum com outros seres vivos? O que nos diferencia da matéria inanimada? Todos, desde criança, sabem diferenciar um organismo vivo de um objeto inanimado, porém o conceito de vida continua abstrato até mesmo para os cientistas mais especializados no assunto. Aliás, muitos deles têm arriscado fornecer uma definição de vida, porém nenhuma delas, para mim, é plenamente satisfatória para entendermos o que é vida.

O mais fácil é entender a vida através daquilo que faz os seres vivos serem vivos, ou seja, através das características que os seres vivos apresentam:

  • ORGANIZAÇÃO CELULAR – Seres vivos são formados por células. Célula, portanto é a unidade funcional dos seres vivos. Alguns seres vivos são formados por inúmeras células e são chamados de multicelulares. Outros, possuem apenas uma célula e são denominados unicelulares. Alguns unicelulares possuem células relativamente simples, destituídas de membranas internas e envoltórios nucleares e são denominados procarióticos, enquanto outros possuem células bastante complexas, com envoltórios nucleares, membranas internas e vários tipos de organelas citoplasmáticas, sendo denominados eucarióticos.

  • METABOLISMO – As células constantemente trocam substâncias com o meio onde vivem e novas substâncias são produzidas no seu interior, onde são realizadas inúmeras reações químicas. Damos o nome de metabolismo ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem no interior das células.

  • MOVIMENTO PRÓPRIO – Os seres vivos são capazes de movimentos próprios. Mesmo os vegetais, aparentemente imóveis, são capazes de movimentos, apesar de lentos e limitados, como a alteração da posição das folhas durante o dia, e o enrolar das gavinhas em torno de um galho.

  • REAÇÃO A ESTÍMULOS EXTERNOS – Organismos vivos são capazes de perceber as alterações do meio externo e reagir a essas mudanças de várias maneiras. Essas reações muitas vezes acontecem com produção de movimento ou produção de determinadas substâncias de defesa. A capacidade de reagir a estímulos favorece a sobrevivência do organismo no ambiente.

  • CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO – Com exceção dos vírus, os seres vivos crescem. É certo que alguns minerais, como o cristal, também crescem, porém seu crescimento se dá por um processo diferente ao que ocorre com os seres vivos. Cristais e outros minerais crescem por agregação de materiais presentes no meio, enquanto que os seres vivos crescem a partir da produção metabólica de materiais no interior de suas células. Enquanto organismos unicelulares crescem por aumento do volume celular, os pluricelulares crescem principalmente pelo aumento do número de células de seu corpo.

  • REPRODUÇÃO – Organismos vivos dão origem a outros seres vivos semelhantes a si próprios. Organismos unicelulares se reproduzem, geralmente, por ficção binária, quando sua célula cresce até atingir certo tamanho e depois se divide em duas células menores muito semelhantes à original. Quando a reprodução a reprodução ocorre sem a troca de materiais genéticos, como na fissão binária, a reprodução é denominada assexuada. Nos organismos pluricelulares mais simples e nos vegetais pode ocorrer a reprodução assexuada, porém o mais comum nos pluricelulares é a ocorrência da reprodução realizada através da fusão de gametas, dando origem a um novo organismo geneticamente distinto dos originais. Essa reprodução é denominada sexuada.

Nenhum comentário: