quinta-feira, 17 de abril de 2008

1o. ano - aula 2 - Níveis tróficos na comunidade

A comunidade de qualquer ecossistema é sempre formada por três categorias básicas de organismos: Produtores, consumidores e decompositores que ocupam níveis tróficos (ou alimentares) diferentes.


Produtores - Ocupam sempre o primeiro nível trófico em qualquer ecossistema. São representados pelos organismos autótrofos que são constituídos, na sua maioria, por seres clorofilados, ou seja, que podem realizar fotossíntese. Os produtores conseguem produzir matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas simples como água, gás carbônico e sais minerais.


Consumidores - São os organismos heterótrofos de um ecossistema. Dependem, direta ou indiretamente, do alimento fabricado pelos produtores.

Os consumidores que se nutrem diretamente de produtores são denominados consumidores primários ou consumidores de primeira ordem. Os que se nutrem de consumidores primários são denominados consumidores secundários ou consumidores de segunda ordem. Quando se alimentam de consumidores secundários são chamados consumidores terciários ou de terceira ordem, e assim por diante.

Num ecossistema, um organismo pode ser consumidor de várias ordens ao mesmo tempo. Pois as teias alimentares são dinâmicas e a alimentação de um consumidor raramente fica restrita a apenas a um tipo de organismo.


Decompositores - São os fungos e as bactérias, organismos heterótrofos microscópicos que se alimentam de restos de outros organismos. Os decompositores degradam a matéria orgânica morta, transformando-a em compostos inorgânicos simples, que são devolvidos ao ambiente e podem ser reutilizados pelos produtores. São essenciais para a reciclagem da matéria nos ecossistemas.

Um comentário:

Anônimo disse...

VALEU SEU BLOG ME AJUDOU MUITO EM UMA PESQUISA DE ESCOLA
ASS: ANAAYA KRYSTEMP