segunda-feira, 7 de abril de 2008

Fotossíntese e Respiração: Mitos e Fatos

Olá alunos do 2o ano:
Como em sala de aula estamos estudando a importância da fotossíntese para a vida no planeta Terra, postei abaixo um trecho do site da ONG "Ambiente Brasil Rede de Estudos", de Viçosa-MG, http://www.redeambiente.org.br/index.asp , na seção "Fatos e Mitos" há um artigo que, através de perguntas e respostas, pretende esclarecer a dúvidas freqüentes sobre fotossíntese. As respostas são muito interessantes e claras. Vale a pena conferir:



Fotossíntese e Respiração

Maria Vitória Ferrari Tomé


1 - Durante a noite a planta consome oxigênio? faz mal dormir com planta no quarto?
As plantas respiram, assim como todos os seres vivos, incluindo a espécie humana, durante todo o tempo de sua vida. O risco de se ter uma planta no quarto é de mesma natureza que se ter outra pessoa, com menor intensidade. Talvez as condições de um quarto sejam muito mais prejudiciais à planta, por condições de pouca luminosidade de baixa umidade, principalmente em ambientes com ar condicionado.



2 - Fotossíntese pode ser chamada de respiração das plantas?

Não! Fotossíntese e respiração são processos com reações e objetivos diferentes. A fotossíntese ocorre nas células clorofiladas, para produzir compostos orgânicos energéticos. A respiração ocorre em todas as células. É um processo de oxidação de compostos orgânicos, que libera energia necessária para a realização de todos os processos metabólicos das plantas. Ocorre não só nas plantas, mas em todos os seres vivos, incessantemente, durante toda a vida.



3 - Fotossíntese é transformação de gás carbônico em oxigênio?

Pode-se dizer que a fotossíntese é um processo vital na obtenção de alimentos, não só para a própria planta que a realiza, como para toda a vida no planeta Terra. Direta, ou indiretamente, ela produz, praticamente, alimento para quase todos os seres vivos, em todos os ecossistemas. A fotossíntese realizada pelas plantas é um processo complexo, um conjunto de reações bioquímicas, que ocorrem sob luz direta ou difusa, no interior das células vegetais, nos cloroplastos. A finalidade básica desse processo é produzir alimento, produzindo também oxigênio. A representação simplificada da fotossíntese:




leva, muitas vezes à interpretação de que o gás carbônico (CO2) é transformado em oxigênio (O2). Porém, não é isso que acontece. O processo da fotossíntese inicia-se quando a luz incide nas folhas ou outras partes verdes das plantas, como ramos e caules, e é captada por moléculas de clorofilas, que funcionam como coletores solares, recebendo, transmitindo e concentrando a energia luminosa. Essa energia captada é utilizada para iniciar as reações químicas, "quebrando" as moléculas de água (H2O), separando os átomos de hidrogênio (H) e oxigênio (O), que a compõem. O oxigênio é liberado para a atmosfera e os átomos de hidrogênio são aproveitados para formar carboidratos ou nova molécula de água.



4 - Existe alguma ligação entre fotossíntese e respiração?

Sim, metabolicamente falando, elas são reações inversas. A matéria-prima utilizada para reação da fotossíntese (os reagentes = CO2, H2O), são os produtos da reação da respiração. O inverso também é verdadeiro, ou seja, a fotossíntese armazena energia em compostos de carbono e a respiração retira a energia desses compostos. Para entender melhor, observe as representações simplificadas, abaixo:



Fotossíntese
















Respiração










Nenhum comentário: