sábado, 26 de abril de 2008

2o ano - aula 3 - Fermentação alcoólica

Processo através do qual certos microorganismos, como leveduras, em condições anaeróbicas, ou seja, na ausência de oxigênio, conseguem obter energia a partir do açúcar, liberando para o meio gás carbônico e álcool etílico.

A fermentação alcoólica pode ser assim equacionada: glicose → 2 CO2 + 2 álcool etílico + 2 ATP (energia). Reparem que, em relação à quantidade de energia liberada, a fermentação é um proceso muito menos eficiente do que respiração. Enquanto no processo da respiração, cada molécula de glicose "queimada" gera um saldo de 36 moléculas de ATP, no processo da fermentação, o saldo é de apenas 2 moléculas de ATP. Isto quer dizer que, para cada molécula de glicose utilizada, a respiração libera muito mais energia do que a fermentação. Porém os organismos que realizam a fermentação conseguem sobreviver em condições de ausência de gás oxigênio, o que os seres aeróbicos não conseguem.

Etapas da fermentação:

1 - Para ativar o processo de fermentação a célula primeiramente precisa "gastar" duas moléculas de ATP. Assim, para que a molécula de glicose comece a reagir, ela precisa ser energizada por duas moléculas de ATP presentes na célula.

2 - A molécula de glicose (C6H12O6) passa por várias reações, "quebrando-se" no final em duas moléculas de ácido pirúvico (C3H4O3). Durante as reações formam-se duas moléculas de ATP.

3 - Cada molécula de ácido pirúvico perde um CO2, transformando-se em álcool etílico (C2H5OH) que é eliminado para o meio junto com o gás carbônico.

O esquema abaixo resume todo o processo:

Nenhum comentário: