quinta-feira, 21 de agosto de 2008

1o ano - aula 12 - A POLUIÇÃO E OS POLUENTES

A poluição - seja ela do ar, da água, do solo ou do alimento - pode ser definida como o acréscimo de materiais ou de energia ao ambiente, em quantidades que causem uma alteração indesejável e que possa ameaçar a sobrevivência ou as atividades do ser humano e dos demais organismos. Ao fator que causa a poluição chamamos de poluente.


A poluição ambiental pode ser causada por fenômenos naturais, como as erupções vulcânicas; porém, ela aperece mais freqüentemente como resultado da atividade humana.


Na realidade, a poluição acompanha a civilização. Quase sempre, os poluentes são resíduos de atividades humanas essenciais, como a agricultura, a construção de casas, o transporte de pessoas e mercadorias, a atividade da indústira e a produção de resíduos biológicos, como urina e fezes. Muitas embalagens descartáveis - garrafas de plástico e latas de refrigerante, por exemplo - são consideradas poluentes, porque não sofrem decomposição: são denominadas não-biodegradáveis e se acumulam no ambiente, podendo permanecer nele por centenas de anos.


Todos os poluentes citados no parágrafo anterior são resíduos naturais, no sentido de que eles decorrem da atividade humana, e deverão aumentar à medida que a população cresce. Nesse caso, por que considerá-los poluentes?


São poluentes porque estão "fora do lugar". Em outras palavras, podem estar em excesso num lugar e em falta noutro. Um detrito é considerado poluente quando introduzido num ecossistema não adaptado a ele, ou então em quantidade superior àquela que o ecossistema suporta, causando o efeito indesejável de que falamos. Veja a seguir um exemplo.


Uma pequena quantidade de resíduos humanos, como fezes ou urina, quando jogada num grande lago, não chega a ser poluente; isso porque os decompositores do lago conseguem com facilidade transformar esses restos, sem desequilibrar o ambiente, que continua com suas características anteriores. Quando, porém, se jogam toneladas de esgoto todos os dias num rio, excede-se em muito a sua capacidade de "assimilação". As populações de bactérias, com muito alimento disponível, se multiplicam e passam a consumir grande parte do oxigênio dissolvido na água. Trata-se da eutroficação. As populações de peixes e de outros organismos que dependem de oxigênio podem se extinguir. A água fica turva, e acabam sobrando apenas bactérias anaeróbias, que produzem substâncias responsáveis pelo mau cheiro típico de um rio poluído.
Fonte: Biologia, César e Sezar, Págs. 439-440. Editora Saraiva.

Nenhum comentário: