quinta-feira, 28 de agosto de 2008

2o ano - aula 12 - A SEGUNDA LEI DE MENDEL

Após concluir seus experimentos determinando a proporção obtida nos cruzamentos entre variedades de ervilhas, levando em consideração apenas uma característica por vez, Mendel continuou seus experimentos, verificando o resultados do cruzamento de dois carecteres ao mesmo tempo. O esquema abaixo ilustra os resultados de um dos experimentos de Mendel analizando o cruzamento entre ervilhas que produzem sementes amarelas e lisas com de ervilhas que produzem sementes verdes e rugosas, ambas de variedades puras (homozigóticas).


Em F1 (1a geração filial), 100% das ervilhas que nasceram produziram sementes amarelas e lisas. Esse era o resultado esperado por Mendel, já que ele sabia que as variedades amarela e lisa são dominantes sobre as variedades verdes e rugosas.

Em seguida, Mendel deixou que as plantas da geração F1 (plantas híbridas produtoras de sementes amarelas e lisas) se autofecundassem, e obteve em F2 (2a. geração filial) a seguinte proporção fenotípica:


  • 9/16 amarelas e lisas;

  • 3/16 amarelas e rugosas;

  • 3/16 verdes e lisas;

  • 1/16 verdes e rugosas.

A análise desses resultados mostra que a cor e textura da semente são caracteres independentes, isto é transmitem-se independentemente um do outro, como enunciou Mendel em sua Segunda Lei:

"Na formação dos gametas, o par de fatores responsável por uma característica separa-se independentemente de outro par de fatores responsável por outra característica."

A partir dos novos conhecimentos adquiridos, podemos hoje dizer: "os pares de alelos localizados em cromossomos não-homólogos separam-se independentemente na formação dos gamentas".

Nenhum comentário: