terça-feira, 19 de agosto de 2008

POR QUE BANANA NÃO TEM SEMENTES?

Se banana não tem sementes, como ela se reproduz? E aqueles pontinhos pretos dentro das bananas? O que são?
Essas são algumas das perguntas mais frequentemente realizadas pelos alunos e quase sempre mal respondidas pelos professores.


Para responder vamos recordar alguns conceitos de genética recentemente publicados neste blog.


No núcleo das células eucariontes estão presentes cromossomos e cada espécie possui determinado número que não costuma variar. Assim, por exemplo, a espécie humana possui 23 pares de cromossomos homólogos em cada uma de suas células (2n=46). Isso significa que nós temos 2 cópias de cada tipo de cromossomo, uma de origem materna e a outra de origem paterna. Organismos que possuem pares de cromossomos homólogos em suas células são chamados diplóides.


Alguns organismos, como a levedura de cerveja (Saccharomyces cerevisae) possuem somente uma cópia de cada tipo de cromossomo em suas células (n=16). Nesse caso dizemos que esses organismos são haplóides.


Bananeiras são triplóides. Isso significa que cada célula da bananeira possui três lotes de cromossomos homólogos (célula 3n). Em plantas a poliploidia (presença de vários lotes de homólogos numa única célula) é bastante comum, e como plantas poliplóides costumam ser maiores do que as diplóides normais, costumam ser preferidas por agricultores.


Nas bananeiras, a triploidia afeta a formação dos esporos. Sabemos que em vegetais a meiose deve ocorrer para que os esporos (os grãos de pólen são os esporos masculinos e os megásporos no interior dos óvulos são os esporos femininos) se formem. Durante a primeira divisão meiótica deve ocorrer o pareamento dos cromossomos homólogos para que se separem. Em células triplóides não é possíel ocorrer esse pareamento, e portanto não ocorre a formação de esporos, impedindo a fecundação e consequente desenvolvimento de sementes. É por isso que a banana não tem sementes.


Ah! Como as bananeiras se reproduzem sem sementes? A reprodução das bananeiras se faz de maneira assexuada, por propagação vegetativa. Para plantar uma nova bananeira é necessário cortar um pedaço da bananeira e enterrá-la.

3 comentários:

Unknown disse...

adorei sua explicação, pois sou aluna
e os professores de biologia não explicaram bem essa materia

Fernando Brasci (Prof. Nandão) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tudo o que garota pensa! disse...

NOSSA adorei explicou tudo direitinho entendi tudo obrigado!