segunda-feira, 4 de agosto de 2008

3o ano - aula 10 - ANGIOSPERMAS

É o grupo mais complexo entre os vegetais. As angiospermas como a mangueira, a laranjeira, o ipê, e as orquídeas, possuem sementes dentro de frutos. São as plantas com o maior número de espécies e de indivíduos, ocupando o maior número de habitats.


A estrutura relacionada com a reprodução sexuada é a flor. A flor completa das angiospermas tem uma haste (pedúnculo) que termina em uma base (receptáculo), na qual se prendem folhas modificadas: as externas são as sépalas (cujo conjunto constitui o cálice); as internas são as pétalas (cujo conjunto forma a corola). Sépalas e pétalas envolvem as estruturas reprodutoras, que também são folhas modificadas.


Os estames compõem o androceu e correspondem às estruturas masculinas da flor. Cada estame tem um filete, em cuja extremidade livre se prende a antera, na qual são formados os grãos de pólen.


Gineceu é a estrutura feminina da flor. constituída por um conjunto de folhas modificadas denominadas carpelos ou pistilos. O pistilo possui uma extremidade livre - o estigma -, à qual se aderem os grãos de pólen, e uma base, o ovário. o estigma e o ovário estão ligados pelo estilete.

O transporte do grão de pólen até a parte feminina de uma flor chama-se polinização. A polinização pode ser feita pelo vento (anemofilia), por insetos (entomofilia), por pássaros (ornitofilia) ou por morcegos (quiropterofilia).


Após a polinização, o grão de pólen germina, formando o tubo polínico. O gameta masculino forma-se no tubo polínico e ao atingir o gameta feminino no óvulo, ocorre a fertiliza-o. O ovário, então, desenvolve-se e dá origem ao fruto; os óvulos também se desenvolvem e formando as sementes.


3 comentários:

gtz disse...

Parabéns pelo blog.
Também fiz biologia em rio claro, minha turma é de 98.
Comecei a dar aula este ano é o seu blog está ajudando.
Veleu.

Paulo.

Fernando Brasci (Prof. Nandão) disse...

Valeu Paulo.
Fico feliz em poder ajudar um colega. A propósito, em que cidade você leciona?

gtz disse...

estou na capital