- Gene - Porção de DNA cromossômico capaz de determinar a síntese de uma proteína. O tipo de proteína a ser formada depende do código estabelecido pela sequência de bases que o gene (DNA) possui.
- Genes alelos - Genes que ocupam posições correspondentes em cromossomos homólogos (que ocupam o mesmo lócus gênico em cromossomos homólogos).
- Lócus gênico - Local do cromossomo onde cada gene se situa. Cada cromossomo pode abrigar inúmeros genes.
- Cromossomos homólogos -Par de cromossomos - um de origem paterna e outro de origem materna - de mesma morfologia e mesmos lócus gênicos, que se emparelham durante a meiose. Na espécie humana, as mulheres Tem 23 pares de cromossomos homólogos e os homens, apenas 22 pares, uma vez que o cromossomo X não é homólogo do Y, a não ser numa pequena região.
- Linhagem - Conjunto de indivíduos que descendem de um ancestral comum.
- Linhagem pura - Quando os descendentes manifestam sempre um mesmo aspecto para o caráter estudado, isto é, não exibem variações ao longo das gerações.
- Genótipo - É a constituição genética de um indivíduo para determinado caráter.
- Fenótipo - É a manifestação do genótipo no indivíduo. São as características que se manifestam em um indivíduo, quer sejam elas de ordem morfológica ou fisiológica.
- Homozigotos - Indivíduos que apresentam um par de genes alelos iguais para um determinado caráter (AA ou aa).
- Heterozigotos ou híbridos - indivíduos cujos genes alelos são diferentes (Aa).
domingo, 10 de agosto de 2008
2o ano - aula 11 - ALGUNS CONCEITOS EM GENÉTICA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário