segunda-feira, 18 de agosto de 2008

OS FALSOS FRUTOS

Por definição, fruto é o resultado do desenvolvimento do ovário da flor após a fertilização.

Em algumas espécies outras partes da flor crescem depois da fecundação e podem tornar-se comestíveis. Essas partes são denominadas pseudofrutos.


O caju é um exemplo de pseudofruto, pois sua parte suculenta e comestível origina-se do desenvolvimento do pedúnculo da flor. Seu verdadeiro fruto é a parte dura em forma de feijão em cujo interior está a castanha-de-caju que é sua semente.


A maçã e a pêra são outros exemplos de pseudofruto. Suas partes suculentas e comestíveis se originam do desenvolvimento do receptáculo floral. O fruto verdadeiro é a parte central endurecida, dentro do qual se localizam as sementes.


No morango a parte suculenta e comestível também se origina do desenvolvimento do receptáculo, porém como a flor do morango possui vários ovários, o desenvolvimento de cada ovário produz um frutículo, que é cada um dos pequenos pontos escuros localizados na superfície do morango.


Já o abacaxi é uma infrutescência, pois originou-se a partir de várias flores reunidas em uma inflorescência. cada "olho" na superfície do abacaxi corresponde a um fruto, que estão fundidos em torno de um caule (miolo). O figo é um outro exemplo de infrutescência, pois trata-se de uma estrutura oca com pequenos frutos no seu interior.

7 comentários:

maite disse...

Oi, Fernando ! seu blog me ajudou a fazer um trabalho de ci~encias muito obrigado !

nathalia disse...

oiii! seu blog tirou um grande peso das minhas costas obg.!!!!!

cami disse...

olá seu bolg me ajudou muinto em ciências valeu obgdd

Jubs disse...

nhá obrigada de verdade seu blog me ajudooooou muuuito em uma apresentação,parabéns pelo seu trabalho ;)

Escola Municipal Durval Silva disse...

valew cara me ajudou muito em meu trabalho!:D

raphael moises disse...

valeu mano,tenho 11 anos e passei na prova por causa disso!

gabi disse...

obggggggggggg
valeu seu blog me ajudou muito de+++