Nesse vídeo podemos ver como os poríferos filtram a água para obter alimentos.
domingo, 31 de agosto de 2008
sábado, 30 de agosto de 2008
3o ano - aula 12 - OS PORÍFEROS
As esponjas não possuem sistemas respiratório, circulatório ou excretor. As trocas gasosas e a eliminação de excretas ocorrem por difusão e são levados pela corrente de água para o ósculo.
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
2o ano - aula 12 - A SEGUNDA LEI DE MENDEL
- 9/16 amarelas e lisas;
- 3/16 amarelas e rugosas;
- 3/16 verdes e lisas;
- 1/16 verdes e rugosas.
A análise desses resultados mostra que a cor e textura da semente são caracteres independentes, isto é transmitem-se independentemente um do outro, como enunciou Mendel em sua Segunda Lei:
"Na formação dos gametas, o par de fatores responsável por uma característica separa-se independentemente de outro par de fatores responsável por outra característica."
A partir dos novos conhecimentos adquiridos, podemos hoje dizer: "os pares de alelos localizados em cromossomos não-homólogos separam-se independentemente na formação dos gamentas".
sábado, 23 de agosto de 2008
3o ano - aula 11 - O QUE SÃO OS ANIMAIS?
A locomoção, uma característica marcante dos animais, é feita de várias formas, dependendo basicamente de uma ação muscular e da mobilidade de peças esqueléticas associadas aos músculos, especialmente nos artrópodes (insetos, crustáceos) e nos vertebrados.
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
POLUIÇÃO EM PEQUIM E AS OLIMPÍADAS
Reportagem de Renata Falzoni e Tomaz Cavalieri sobre a poluição atmosférica em Pequim, sede das Olimpíadas de 2008 na China. Entrevista com o professor Paulo Saldiva, da USP e Lo Sze Ping do Greenpeace da China.
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
1o ano - aula 12 - A POLUIÇÃO E OS POLUENTES
terça-feira, 19 de agosto de 2008
POR QUE BANANA NÃO TEM SEMENTES?
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
OS FALSOS FRUTOS
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
REFLITA SOBRE SEUS VALORES E MUDE SUAS ATITUDES
Este sim é um comercial de tv que merece ser visto. É para pensar no conteúdo desse vídeo e começar a mudar nossas atitudes.
Abraços a todos.
NOVO VISUAL
Valeu!
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
1o ano - aula 11 - EVOLUÇÃO DA VEGETAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA
domingo, 10 de agosto de 2008
2o ano - aula 11 - ALGUNS CONCEITOS EM GENÉTICA
- Gene - Porção de DNA cromossômico capaz de determinar a síntese de uma proteína. O tipo de proteína a ser formada depende do código estabelecido pela sequência de bases que o gene (DNA) possui.
- Genes alelos - Genes que ocupam posições correspondentes em cromossomos homólogos (que ocupam o mesmo lócus gênico em cromossomos homólogos).
- Lócus gênico - Local do cromossomo onde cada gene se situa. Cada cromossomo pode abrigar inúmeros genes.
- Cromossomos homólogos -Par de cromossomos - um de origem paterna e outro de origem materna - de mesma morfologia e mesmos lócus gênicos, que se emparelham durante a meiose. Na espécie humana, as mulheres Tem 23 pares de cromossomos homólogos e os homens, apenas 22 pares, uma vez que o cromossomo X não é homólogo do Y, a não ser numa pequena região.
- Linhagem - Conjunto de indivíduos que descendem de um ancestral comum.
- Linhagem pura - Quando os descendentes manifestam sempre um mesmo aspecto para o caráter estudado, isto é, não exibem variações ao longo das gerações.
- Genótipo - É a constituição genética de um indivíduo para determinado caráter.
- Fenótipo - É a manifestação do genótipo no indivíduo. São as características que se manifestam em um indivíduo, quer sejam elas de ordem morfológica ou fisiológica.
- Homozigotos - Indivíduos que apresentam um par de genes alelos iguais para um determinado caráter (AA ou aa).
- Heterozigotos ou híbridos - indivíduos cujos genes alelos são diferentes (Aa).
sábado, 9 de agosto de 2008
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
3o ano - aula 10a - ANGIOSPERMAS: FRUTOS
Como vimos, após a fertilização, o óvulo se desenvolve dando origem à semente e o ovário ao fruto. Os frutos, quando maduros, são constituídos por pericarpo e semente.
O pericarpo possui três partes:- pericarpo - revestimento externo do fruto;
- mesocarpo - porção intermediária do fruto e às vezes carnosa e suculenta;
- endocarpo - porção interna e às vezes endurecida (caroço).
Classificação dos frutos
Os frutos podem basicamente ser classificados em dois grupos:- carnosos - dotados de pericarpo suculento e normalmente comestíveis.
- secos - possuem pericarpo seco envolvendo a semente.
terça-feira, 5 de agosto de 2008
1o ano - aula 10a - OS MOTIVOS E AS CONSEQUÊNCIAS DA EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA SOBRE A BIOSFERA
- O aumento populacional leva a uma maior demanda de alimento; a agricultura, portanto, exige áreas cada vez maiores. Derrubam-se as florestas, e muitas espécies desaparecem. O solo de regiões de matas, que geralmente não se presta ao plantio extensivo, se degrada e é abandonado. Pode ocorrer desertificação.
- Há maior demanda por produtos industrializados, implicando, portanto, maior consumo de energia: mais hidrelétricas são construídas, mais combustíveis são queimados, e aumentam os níveis de poluição.
- São produzidos mais resíduos de todos os tipos, como o esgoto doméstico, que podem ser jogados nos rios ou nos mares, comprometendo os ecossistemas. Parte do lixo, como alguns tipos de plásticos, não se recicla, e se acumula no ambiente.
- Recursos como o petróleo e vários produtos minerais tendem a esgotar-se mais rapidamente. A água doce, por causa da poluição e do desmatamento, fica cada vez caro. Os mares, que pareciam fontes inesgotávis de alimento, tornaram-se de repente muito "pequenos". Como a poluição compromete as cadeias alimentares, a pesca está declinando em várias regiões.
O problema, na verdade, não está apenas no aumento das populações, mas também no modelo de desenvolvimento que escolhemos, na forma como administramos os recursos, no desperdício, nas técnicas de cultivo, no nível de poluição das indústrias e dos carros.
A decisão de controlar a natalidade deve ser tomada pelos povos de forma consciente, após muito esclarecimento e discussão. Que tipo de planeta queremos para nós e para nossos filhos? A melhor solução, nesse caso, é a educação, para que as pessoas tomem as decisões corretas sobre suas vidas e a de seus descendentes.
Fonte: Biologia - César e Sezar, págs. 438-439, Editora Saraiva