sábado, 30 de agosto de 2008

3o ano - aula 12 - OS PORÍFEROS

Os poríferos - representados pelas esponjas-do-mar - são animais aquáticos (maioria marinhos), fixos (sésseis), sem tecidos definidos nem sistema nervoso. O revestimento externo de seu corpo é feito por uma camada de células, os pinacócitos, interposto por porócitos, células perfuradas que formam os poros, permitindo a entrada de água com partículas alimentares e oxigênio. As esponjas são animais filtradores. Como não possuem boca nem cavidade digestória, a água contendo partículas alimentares entra pelos poros, chegando até o átrio ou espongiocele - cavidade principal das esponjas - revestida por células dotadas de colarinho e um flagelo, denominadas coanócitos, que por meio dos movimentos flagelares, promovem a circulação de água e capturam o alimento, que após serem fagocitadas pelos amebócitos (células parecidas com amebas), são digeridos e distribuídos para as outras células do organismo. A digestão nas esponjas, portanto é exclusivamente intracelular. Os restos alimentares, juntamente com a água são eliminados pelo ósculo - uma cavidade maior situada na parte superior do animal.

A sustentação das esponjas é fornecida por uma rede macia e flexível de espongina - filamentos protéicos de alta resistência. Além disso, no interior dessa rede de proteínas pode existir, em algumas esponjas, inúmeras espículas de calcário (carbonato de cálcio) ou de sílica (dióxido de silício), formando um esqueleto flexível.

As esponjas não possuem sistemas respiratório, circulatório ou excretor. As trocas gasosas e a eliminação de excretas ocorrem por difusão e são levados pela corrente de água para o ósculo.

A reprodução pode ser assexuada (brotamento ou regeneração de pedaços do corpo) ou sexuada, com formação de gametas e de larvas móveis (anfiblástula e parenquímula).



Um comentário:

Unknown disse...

bom amei tudo o que vcs colocaram ai sobre o porífero pois me ajudou muito no trabalho escolar...

muito obrigada a todos vcs....


joyce