.jpg)



Hemofilia - A hemofilia é uma doença caracterizada por uma dificuldade de coagulação sanguínea, devido a uma insuficiente produção de tromboplastina, uma enzima muito importante no processo de coagulação sanguínea. Num hemofílico, qualquer ferimento, por mais pequeno que seja, pode causar hemorragias graves.
Essa anomalia também é ligada ao sexo, ou seja, é condicionada por um gene localizado no cromossomo X, em sua porção não-homóloga ao Y. Assim, enquanto as mulheres têm dois genes para a hemofilia, os homens posssuem apenas um gene.
As crianças afetadas pela hemofilia normalmente são do sexo masculino e da mesma forma que no daltonismo, recebem o gene de sua mãe (Xh). As filhas de homens hemofílicos são normais, porém heterozigotas e, portanto, portadoras.
As relações entre genótipos e fenótipos, para mulheres e homens, na hemofilia, fica assim:
Uma etapa importante nas políticas de reciclagem é a coleta seletiva do lixo, que está sendo aos poucos implantada em parques, escolas, empresas e clubes. Nesse tipo de coleta, o próprio cidadão faz uma seleção do lixo que produz e o coloca nos recipientes adequados, facilitando uma posterior reciclagem. Trata-se de uma situação em que a própria sociedade é chamada a conscientizar-se do problema e participar ativamente na sua solução.
Fonte: Biologia. César e Sezar, 7a edição, págs. 454-55, Ed. Saraiva, 2005.
Fonte: Biologia, César e Sezar, 7a edição, págs 453-54, Ed. Saraiva. 2005