terça-feira, 30 de setembro de 2008
OS ARTRÓPODES
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
OS MOLUSCOS
sábado, 27 de setembro de 2008
O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Podemos dizer, em outras palavras, que o desenvolvimento sustentável seja o desenvolvimento econômico, social, científico e cultural das sociedades, garantindo mais saúde, conforto e conhecimento, mas sem exaurir os recursos naturais do planeta, ou seja podemos nos aproveitar do meio ambiente, em benefício das populações que vivem nele, contanto que o façamos de forma cuidadosa, com o máximo de preservação, sem causar os danos que os modelos atuais de desenvolvimento têm causado.
Para isso, todas as formas de relação do homem com a natureza devem ocorrer com o menor dano possível ao ambiente. As políticas, os sistemas de produção, transformação, comércio e serviço - agricultura, indústria, turismo, serviços básicos, mineração etc - e o consumo têm de existir preservando a biodiversidade e as próprias pessoas, enfim protegendo a vida no planeta.
Assim, sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável, as indústrias devem controlar a emissão de gases poluentes na atmosfera e evitar lançar resíduos tóxicos no solo e rios; a agricultura deve buscar reduzir o uso de agrotóxicos e o desmatamento de áreas naturais - matas, cerrados etc; as cidades devem respeitar as áreas de florestas e rios que protegem seus mananciais e reduzir o volume de resíduo inaproveitado.
De modo geral, as pessoas devem tomar atitudes como não desperdiçar água, destinar corretamente seu lixo, consumir alimentos mais saudáveis, preservar bosques e todo tipo de área verde.
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
HERANÇA LIGADA AO SEXO
- XDXD - mulher normal,
- XDXd - mulher normal (portadora),
- XdXd - mulher daltônica,
- XDY - homem normal,
- Xdy - homem daltônico.
Hemofilia - A hemofilia é uma doença caracterizada por uma dificuldade de coagulação sanguínea, devido a uma insuficiente produção de tromboplastina, uma enzima muito importante no processo de coagulação sanguínea. Num hemofílico, qualquer ferimento, por mais pequeno que seja, pode causar hemorragias graves.
Essa anomalia também é ligada ao sexo, ou seja, é condicionada por um gene localizado no cromossomo X, em sua porção não-homóloga ao Y. Assim, enquanto as mulheres têm dois genes para a hemofilia, os homens posssuem apenas um gene.
As crianças afetadas pela hemofilia normalmente são do sexo masculino e da mesma forma que no daltonismo, recebem o gene de sua mãe (Xh). As filhas de homens hemofílicos são normais, porém heterozigotas e, portanto, portadoras.
As relações entre genótipos e fenótipos, para mulheres e homens, na hemofilia, fica assim:
- XHXH - mulher normal,
- XHXh - mulher normal (portadora),
- XhXh - mulher hemofílica,
- XHY - homem normal,
- XhY - homem hemofílico.
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
domingo, 21 de setembro de 2008
3o ano - aula 14 - OS PLATELMINTOS
Mesmo sendo triblásticos, os platelmintos são acelomados, isto é, não possuem cavidade corporal, sendo que os espaços entre os órgãos são preenchidos pela mesoderme.
Não possuem sistemas respiratório e cardiovascular e seu sistema digestório é incompleto, ou seja, o ânus está ausente. Os alimentos, após ingeridos, são parcialmente digeridos no interior da cavidade gastrovascular e posteriormente completada no interior de vacúolos digestivos das células da gastroderme. Os restos alimentares são eliminados pela boca.
É importante salientar que a tênia, parasita do intestino humano, não possui sistema digestório, pois absorve através da superfície de seu corpo os nutrientes já digeridos no corpo de seus hospedeiros.
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
OS CROMOSSOMOS SEXUAIS
- Homem - 44 autossomos + XY.
- Mulher - 44 autossomos + XX.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
1o ano - aula 14 - OS PRINCIPAIS POLUENTES DO AR
- Partículas em suspensão - Mistura de partículas sólidas e líquidas suspensas no ar, visualizadas como poeira ou fumaça; podem conter qualquer um dos demais poluentes. Ex.: os diversos tipos de poeiras lançadas no ar pela indústria cerâmica.
- Compostos orgânicos voláteis - Materiais como gasolina, solventes e soluções de limpeza, que ficam no ar em estado de vapor.
- Dióxido de carbono (gás carbônico) - subproduto normal das combustões e da respiração de organismos vivos; é matéria-prima para a fotossíntese. Sua taxa no ar está crescendo, e é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa
- Monóxido de carbono - gás invisível, inodoro, letal a partir de certa dosagem, que se combina como a hemoglobina de forma estável, prejudicando o transporte de O2. Perigoso na proporção de 10 ppm (partes por milhão). Favorece o aparecimento de anemias.
- Óxido de nitrogênio e de enxofre - convertidos, respectivamente, em ácido nítrico e ácido sulfúrico, quando se combinam com o vapor de água existente na atmosfera. São responsáveis pelas chuvas ácidas. Ambos diminuem a capacidade de formação de anticorpos.
- Chumbo e outros metais pesados, como mercúrio e cádmio - O chumbo é muito perigoso; mesmo em baixas concentrações, danifica as células do cérebro, podendo levar à morte. O cádmio, presente em vários tipos de baterias recarregáveis, como as de telefones celulares, e o mercúrio, componente das baterias de relógio, também são muito tóxicos, o que exige uma cuidadosa reciclagem desses produtos para evitar a contaminação do ambiente.
- Ozônio (O3) - Embora importantíssimo quanto nas camadas superiores da atmosfera, por proteger contra os raios ultravioleta, o ozônio é altamente tóxico para os seres vivos; no nível do chão, portanto, é um forte poluente.
- Materiais tóxicos do ar - Incluem substâncias químicas causadoras de câncer, materiais radiotativos e outras substâncias, como o benzeno, o cloreto de vinila e o amianto.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
3o ano - aula 13 - OS CNIDÁRIOS
domingo, 7 de setembro de 2008
2o ano - aula 13 - A primeira Lei de Mendel e a espécie humana
A hemofilia, caracterizada pelo retardamento da coagulação do sangue, e o daltonismo, no qual a visão das cores é prejudicada, constituem casos especiais de primeira lei e serão discutidos nas próximas aulas. São casos de heranças ligadas ao sexo, devem-se a genes localizados nos cromossomos sexuais.
terça-feira, 2 de setembro de 2008
REPENSANDO O LIXO
- Redução. A diminuição do consumo de materiais, a economia de papel, roupas, objetos e máquinas, que podem ser consertados e utilizados por mais tempo, reduziria a produção de lixo.
- Reutilização. Sempre é possível utilizar novamente embalagens plásticas, a caixas de madeira e de papelão, chapas de isopor e outros materiais.
- Reciclagem. Reciclar é recuperar os materiais que compõem o lixo e utilizá-los como matéria-prima para fabricar novos produtos. Reciclam-se os papéis, os plásticos, os metais e os vidros. Calcula-se que são necessários 230 quilos de madeira para produzir 54 quilos de papel. Nos Estados Unidos, mais ou menos 50% do papel produzido é obtido por reciclagem, proporcionando economia de árvores e de água para o tratamento, sem contar a diminuição da poluição ambiental.
Uma etapa importante nas políticas de reciclagem é a coleta seletiva do lixo, que está sendo aos poucos implantada em parques, escolas, empresas e clubes. Nesse tipo de coleta, o próprio cidadão faz uma seleção do lixo que produz e o coloca nos recipientes adequados, facilitando uma posterior reciclagem. Trata-se de uma situação em que a própria sociedade é chamada a conscientizar-se do problema e participar ativamente na sua solução.
Fonte: Biologia. César e Sezar, 7a edição, págs. 454-55, Ed. Saraiva, 2005.
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
1o ano - aula 13 - O PROBLEMA DO LIXO
A destinação do lixo pode ser variada. Veja algumas estatísticas referentes ao Brasil:
- A maior parte do lixo coletado - 75%, mais ou menos - é depositada em lixões, a céu aberto, sem nenhum tratamento, podendo gerar vários problemas, como gases e mau cheiro, e servir de criadouro de insetos e animais que podem transmitir doenças.
- Uma porção menor - cerca de 23% - é colocada em aterros sanitários. Neles, o lixo é jogado sobre uma camada impermeável, que impede a penetração de líquidos que possam contaminar o lençol subterrâneo. O lixo é esparramado e compactado por tratores, sendo coberto depois por uma camada de terra. Isso evita o mau cheiro e a proliferação de insetos e ratos.
- Apenas 1% do lixo coletado é incinerado, isto é, queimado, reduzindo-se a cinzas, com a eliminação de vapor de água e gases. Os incineradores contam com filtros, que retêm os gases nocivos. A energia liberada pela queima pode ser utilizada, enquanto as cinzas podem vir a se constituir em fertilizantes para a agricultura. A vantagem da incineração, além disso, é dispensar grandes áreas, como as exigidas pelos aterros sanitários ou lixões.
Fonte: Biologia, César e Sezar, 7a edição, págs 453-54, Ed. Saraiva. 2005