terça-feira, 16 de setembro de 2008

1o ano - aula 14 - OS PRINCIPAIS POLUENTES DO AR

Os poluentes do ar são uma mistura de várias substâncias dispersas nele. Abaixo listamos as principais categorias de poluentes, com informações sobre cada uma delas:

  • Partículas em suspensão - Mistura de partículas sólidas e líquidas suspensas no ar, visualizadas como poeira ou fumaça; podem conter qualquer um dos demais poluentes. Ex.: os diversos tipos de poeiras lançadas no ar pela indústria cerâmica.
  • Compostos orgânicos voláteis - Materiais como gasolina, solventes e soluções de limpeza, que ficam no ar em estado de vapor.
  • Dióxido de carbono (gás carbônico) - subproduto normal das combustões e da respiração de organismos vivos; é matéria-prima para a fotossíntese. Sua taxa no ar está crescendo, e é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa
  • Monóxido de carbono - gás invisível, inodoro, letal a partir de certa dosagem, que se combina como a hemoglobina de forma estável, prejudicando o transporte de O2. Perigoso na proporção de 10 ppm (partes por milhão). Favorece o aparecimento de anemias.
  • Óxido de nitrogênio e de enxofre - convertidos, respectivamente, em ácido nítrico e ácido sulfúrico, quando se combinam com o vapor de água existente na atmosfera. São responsáveis pelas chuvas ácidas. Ambos diminuem a capacidade de formação de anticorpos.
  • Chumbo e outros metais pesados, como mercúrio e cádmio - O chumbo é muito perigoso; mesmo em baixas concentrações, danifica as células do cérebro, podendo levar à morte. O cádmio, presente em vários tipos de baterias recarregáveis, como as de telefones celulares, e o mercúrio, componente das baterias de relógio, também são muito tóxicos, o que exige uma cuidadosa reciclagem desses produtos para evitar a contaminação do ambiente.
  • Ozônio (O3) - Embora importantíssimo quanto nas camadas superiores da atmosfera, por proteger contra os raios ultravioleta, o ozônio é altamente tóxico para os seres vivos; no nível do chão, portanto, é um forte poluente.
  • Materiais tóxicos do ar - Incluem substâncias químicas causadoras de câncer, materiais radiotativos e outras substâncias, como o benzeno, o cloreto de vinila e o amianto.

Um comentário:

Anônimo disse...

sincesaremente nao gostei muito desse!!!