terça-feira, 30 de setembro de 2008

OS ARTRÓPODES

Os artrópodes são o maior grupo animal conhecido, abrigando mais de um milhão de espécies adaptadas à vida na terra, no solo, em água doce e salgada. Compreendem os insetos (traças, piolhos, moscas, borboletas etc), crustáceos (camarões, siris, lagostas etc), aracnídeos (aranhas, escorpiões, carrapatos), quilópodes (centopéias), diplópodes (piolhos-de-cobra).

Esse grupo de animais caracterizam-se pela presença de pernas articuladas, com juntas móveis, por serem triblásticos, celomados e dotados de simetria bilateral.
Possuem corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome. Em alguns animais, há a fusão entre a cabeça e o tórax, sendo o corpo, então, dividido em cefalotórax e abdome.
Artrópodes possuem exoesqueleto de quitina, um polissacarídeo resistente. Nos crustáceos, além da quitina, o exoesqueleto comumente apresenta-se impregnado por cálcio.
O exoesqueleto limita o crescimento do animal, por isso para crescer são obrigados a abandonar o exoesqueleto antigo e formar um novo maior. Esse fenômeno é denominado muda ou ecdise.
Todos os artrópodes possuem sistema digestório completo, com boca e ânus. A excreção ocorre de maneiras diferentes para cada grupo de artrópodes. Nos insetos a excreção ocorre através dos túbulos de Malpighi; nas aranhas, pelas glândulas coxais; nos crustáceos, pelas glândulas verdes. Nos insetos a respiração ocorre por traquéias; nos crustáceos por brânquias e nos aracnídeos através das pulmotraquéias.
Os artrópodes geralmente são dioicos, (sexos separados). A fecundação geralmente é interna e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto, dependendo do grupo estudado.

Nenhum comentário: