terça-feira, 2 de setembro de 2008

REPENSANDO O LIXO

Como você percebeu, o lixo é um grande problema, que tende a se tornar mais grave à medida que a população cresce. Os projetos para minorar os impactos do lixo sobre o ambiente geralmente têm três abordagens:
  • Redução. A diminuição do consumo de materiais, a economia de papel, roupas, objetos e máquinas, que podem ser consertados e utilizados por mais tempo, reduziria a produção de lixo.

  • Reutilização. Sempre é possível utilizar novamente embalagens plásticas, a caixas de madeira e de papelão, chapas de isopor e outros materiais.

  • Reciclagem. Reciclar é recuperar os materiais que compõem o lixo e utilizá-los como matéria-prima para fabricar novos produtos. Reciclam-se os papéis, os plásticos, os metais e os vidros. Calcula-se que são necessários 230 quilos de madeira para produzir 54 quilos de papel. Nos Estados Unidos, mais ou menos 50% do papel produzido é obtido por reciclagem, proporcionando economia de árvores e de água para o tratamento, sem contar a diminuição da poluição ambiental.

Uma etapa importante nas políticas de reciclagem é a coleta seletiva do lixo, que está sendo aos poucos implantada em parques, escolas, empresas e clubes. Nesse tipo de coleta, o próprio cidadão faz uma seleção do lixo que produz e o coloca nos recipientes adequados, facilitando uma posterior reciclagem. Trata-se de uma situação em que a própria sociedade é chamada a conscientizar-se do problema e participar ativamente na sua solução.

Fonte: Biologia. César e Sezar, 7a edição, págs. 454-55, Ed. Saraiva, 2005.

Nenhum comentário: