sábado, 27 de setembro de 2008

O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem até hoje, sempre tiveram consequências desastrosas para o ambiente. Por outro lado, sabemos que a pobreza de um país somente pode ser combatida promovendo o desenvolvimento. Como conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental? Através do desenvolvimento sustentável.
O conceito de desenvolvimento sustentável: aquele que "satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades", foi adotada em 1987 pela então primeira ministra da noruega Gro Harlem Brundtland e consolidado durante a Eco92 no Rio de Janeiro.

Podemos dizer, em outras palavras, que o desenvolvimento sustentável seja o desenvolvimento econômico, social, científico e cultural das sociedades, garantindo mais saúde, conforto e conhecimento, mas sem exaurir os recursos naturais do planeta, ou seja podemos nos aproveitar do meio ambiente, em benefício das populações que vivem nele, contanto que o façamos de forma cuidadosa, com o máximo de preservação, sem causar os danos que os modelos atuais de desenvolvimento têm causado.

Para isso, todas as formas de relação do homem com a natureza devem ocorrer com o menor dano possível ao ambiente. As políticas, os sistemas de produção, transformação, comércio e serviço - agricultura, indústria, turismo, serviços básicos, mineração etc - e o consumo têm de existir preservando a biodiversidade e as próprias pessoas, enfim protegendo a vida no planeta.
Assim, sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável, as indústrias devem controlar a emissão de gases poluentes na atmosfera e evitar lançar resíduos tóxicos no solo e rios; a agricultura deve buscar reduzir o uso de agrotóxicos e o desmatamento de áreas naturais - matas, cerrados etc; as cidades devem respeitar as áreas de florestas e rios que protegem seus mananciais e reduzir o volume de resíduo inaproveitado.

De modo geral, as pessoas devem tomar atitudes como não desperdiçar água, destinar corretamente seu lixo, consumir alimentos mais saudáveis, preservar bosques e todo tipo de área verde.
O sucesso depende da compatibilidade entre o crescimento econômico e a preservação ambiental.

Nenhum comentário: