segunda-feira, 29 de setembro de 2008

OS MOLUSCOS

Os moluscos são representados pelos caracóis, caramujos, lesmas, ostras, mexilhões, polvos, lulas, entre outros animais.

Os moluscos são animais triblásticos, celomados e de simetria bilateral. Possuem corpo viscoso, mole e não-segmentado, geralmente envolvido por uma concha calcária. As lesmas e os polvos não têm conchas. As lulas apresentam uma concha interna, denominada pena. O corpo de um molusco é constituído de três partes: cabeça, pé e massa visceral.

Na maioria dos moluscos a massa visceral é recoberta por uma prega epidérmica carnosa chamada manto ou pálio, responsável pela produção da concha calcária. Entre o manto e a massa visceral existe um espaço denominado cavidade do manto ou cavidade palial, que desempenha funções respiratórias, abrigando brânquias (nos moluscos aquáticos) ou pulmões rudimentares (nos caracóis terrestres).
A boca exibe uma língua provida de dentículos que se prestam a ralar os alimentos. Essa língua, denominada rádula, constitui uma estrutura exclusiva dos moluscos, estando ausente apenas na classe Pelecypoda (ostras e mariscos), que são animais filtradores.

A respiração pode ser cutânea (lesmas), branquial (mexilhões) ou pulmonar (caramujos terrestres). O sistema digestório é completo, com boca e ânus.

A maioria dos moluscos é dióica e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto.
Fonte: Biologia, Wilson R. Paulino, Editora ática.

Nenhum comentário: