domingo, 21 de setembro de 2008

3o ano - aula 14 - OS PLATELMINTOS

Os Platelmintos são vermes dotados de corpo achatado dorsiventralmente. Na escala evolutiva dos seres vivos são os primeiros a apresentar simetria bilateral. Apenas animais com esse tipo de simetria apresentam superfícies dorsal e ventral, além de extremidades anterior e posterior. São os primeiros, também, a apresentar um processo de cefalização, ou seja uma concentração de estruturas sensoriais na extremidade anterior, já que esta extremidade é a primeira a entrar em contato com o ambiente. 
Os platelmintos são animais triblásticos, isto é, o embrião produz, além da ectoderme e da endoderme, a mesoderme, um terceiro folheto germinativo, que substitui a mesogléia dos cnidários e o mesohilo dos poríferos. A mesoderme, que aparece aí pela primeira vez na escala evolutiva dos animais, produz também músculos e outros órgãos.
Mesmo sendo triblásticos, os platelmintos são acelomados, isto é, não possuem cavidade corporal, sendo que os espaços entre os órgãos são preenchidos pela mesoderme.
Não possuem sistemas respiratório e cardiovascular e seu sistema digestório é incompleto, ou seja, o ânus está ausente. Os alimentos, após ingeridos, são parcialmente digeridos no interior da cavidade gastrovascular e posteriormente completada no interior de vacúolos digestivos das células da gastroderme. Os restos alimentares são eliminados pela boca.
É importante salientar que a tênia, parasita do intestino humano, não possui sistema digestório, pois absorve através da superfície de seu corpo os nutrientes já digeridos no corpo de seus hospedeiros.

A eliminação de excretas nitrogenados se faz por células ciliadas denominadas células-flama (também denominados solenócitos ou protonefrídeos), presentes apenas nos platelmintos.

Os platelmintos podem ser monóicos (um único organismo apresenta os dois sexos), como as tênias ou dióicos (sexos separados), como Schistosoma mansoni.

Como exemplos de seus representantes, destacamos as planárias, de vida livre, e alguns parasitas humanos muito conhecidos, como as tênias (solitárias) e os esquistossomos (causadores da esquistossomose).

Nenhum comentário: