sexta-feira, 26 de setembro de 2008

HERANÇA LIGADA AO SEXO

A herança é ligada ao sexo quando os genes envolvidos estão situados no cromossomo X, em sua porção não-homóloga ao cromossomo Y. Portanto, os genes ligados ao sexo estão presentes apenas no cromossomo X. O fato de as células femininas possuírem dois cromossomos X faz com que as mulheres sejam portadoras dos genes ligados ao sexo em dose dupla, ou seja, possuam pares de genes alelos ligados ao sexo. Como as células de um indivíduo do sexo masculinos possuem apenas um cromossomo X, nos homens os genes ligados ao sexo aparecem apenas em dose simples. Portanto, enquanto as mulheres podem ser, em relação ao genes ligados ao sexo, homozigotas ou heterozigotas, os homens serão sempre hemizigotos.


Algumas anomalias humanas são causadas por genes ligados ao sexo, entre elas, o daltonismo e a hemofilia.

Daltonismo - O termo daltonismo origina-se do sobrenome do naturalista inglês John Dalton (1766-1844), que apresentava essa anomalia. O daltonismo caracteriza-se por uma cegueira parcial para cores. Existem três tipos de daltonismo, um deles causado por um gene ligado ao sexo. Nesse caso de daltonismo, a pessoa não distingue a cor verde e a cor vermelha.


O daltonismo é determinado por um gene recessivo localizado no cromossomo X, em sua porção não-homóloga ao Y. É representado pelo símbolo Xd. Seu alelo dominante, que determina a visão normal, é representado pelo símbolo XD.


As relações de genótipos e fenótipos para homens e mulheres, em relação ao daltonismo, fica assim:
  • XDXD - mulher normal,

  • XDXd - mulher normal (portadora),

  • XdXd - mulher daltônica,

  • XDY - homem normal,

  • Xdy - homem daltônico.

Hemofilia - A hemofilia é uma doença caracterizada por uma dificuldade de coagulação sanguínea, devido a uma insuficiente produção de tromboplastina, uma enzima muito importante no processo de coagulação sanguínea. Num hemofílico, qualquer ferimento, por mais pequeno que seja, pode causar hemorragias graves.

Essa anomalia também é ligada ao sexo, ou seja, é condicionada por um gene localizado no cromossomo X, em sua porção não-homóloga ao Y. Assim, enquanto as mulheres têm dois genes para a hemofilia, os homens posssuem apenas um gene.

As crianças afetadas pela hemofilia normalmente são do sexo masculino e da mesma forma que no daltonismo, recebem o gene de sua mãe (Xh). As filhas de homens hemofílicos são normais, porém heterozigotas e, portanto, portadoras.

As relações entre genótipos e fenótipos, para mulheres e homens, na hemofilia, fica assim:

  • XHXH - mulher normal,

  • XHXh - mulher normal (portadora),

  • XhXh - mulher hemofílica,

  • XHY - homem normal,

  • XhY - homem hemofílico.

Nenhum comentário: